REUNIÃO

Salão Nacional do Turismo: presidente da Embratur participa de reunião do Conselho Nacional do Turismo

Marcelo Freixo destacou a importância do trade turístico participar das decisões de promoção internacional do Brasil ao lado da Agência, para trazer mais efetividade ao trabalho
Embratur/Divulgação
Reunião do Conselho Nacional do Turismo ocorreu no Riocentro, sede do Salão do Turismo

10/08/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, na manhã deste sábado (10), da reunião do Conselho Nacional de Turismo. O encontro aconteceu durante a 8ª edição do Salão Nacional do Turismo, que ocorre no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), até este domingo (11). Em sua fala logo no início da reunião, Freixo destacou a importância de o trade pensar a promoção internacional do Brasil junto com a Embratur.

Ainda segundo Freixo, a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na abertura oficial do Salão demonstra a importância que o setor ganhou para o governo federal nessa gestão. “Na quinta, a gente teve uma experiência boa, e a abertura do Salão do Turismo [nesta sexta] foi um sucesso. E a presença do vice-presidente da República, sem dúvida, dá a dimensão da importância do turismo para o governo”, declarou.

“Quero dizer que a Embratur tem muitas ferramentas que podem ser utilizadas por todo o trade, press trip, famtour, os workshops, a promoção do Brasil nos mercados, mas é muito importante a elaboração conjunta, a participação conjunta, e não só uma boa prestação de contas. A possibilidade de a gente trabalhar juntos pensando em cada mercado, pensando em cada produção, pensando nos caminhos para fazer o Brasil crescer e se consolidar dentro desse movimento gerador de emprego e renda”, complementou. 

Além de Freixo, participaram do Conselho o ministro do Turismo, Celso Sabino, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e também pela Embratur o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, o gerente de Inteligência de Dados, Fábio Montanheiro, e o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa.

Reis fez um balanço sobre as ações da Embratur no Salão do Turismo. A Agência, que trabalhou pela internacionalização do evento, levou 22 operadores e cinco jornalistas internacionais para participar de encontros de relacionamentos com o trade nacional. Eles vieram ao Brasil para três viagens de familiarização (famtour) e para uma press trip, promovidas em parceria com o Sebrae.

“Nós convidamos os operadores internacionais e jornalistas para virem ao Brasil. Eles visitaram outras regiões e fecharam uma rodada de negócios em parceria com o Sebrae Nacional, dentro do Salão. Isso foi muito exitoso. Os operadores estão muito animados, e nossa grande tarefa é alcançar os números recordes de visitantes internacionais para o país”, afirmou. 

O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur também disse que pretende antecipar as ações da Embratur para o trade, para promover o debate e decidir, em conjunto, as melhores estratégias de promoção internacional da Agência. “A Embratur está à disposição para termos essas reuniões já nessa próxima semana, para ficarmos cada vez mais alinhados nessa promoção”, completou.

Festas regionais
Em sua fala, o ministro do Turismo agradeceu à secretária executiva da pasta, Ana Carla Machado, que foi uma das responsáveis pela execução do Salão Nacional do Turismo, e a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Celso Sabino lembrou a importância das festas regionais e citou Parintins (AM). 

A Região Norte é uma aposta da Embratur e do MTur para a diversificação dos destinos turísticos para o governo federal. Ele também agradeceu aos membros do conselho pela participação na elaboração do Plano Nacional do Turismo, lançado no Salão nesta sexta-feira (9).

“Quero parabenizar aos estados, que estão aproveitando essa oportunidade, trazendo um pouco dos seus destinos. Isso é muito importante. A presença de cada prefeito valoriza o evento. Esse setor é responsável por empregar pessoas, educar pessoas. Vamos chegar a patamares com Las Vegas, nos Estados Unidos. E fico muito feliz por estarmos entregando o Salão Nacional do Turismo aqui no Rio”, disse.

Violência contra a mulher
A ministra Cida Gonçalves falou da campanha “Feminismo Zero”. Ela pediu o envolvimento de todo o trade na campanha contra a morte de mulheres em decorrência de violência familiar, e destacou que os feminicídios são evitáveis. “Não podemos aceitar nenhuma mulher ser morta pelo fato de ser mulher. A proposta é mobilizar toda a sociedade, empresas, empresários, prefeituras, todos.”

A ministra também destacou a importância do turismo como gerador de desenvolvimento econômico e empregos, que pode ser uma ferramenta para emancipar mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo que elas quebrem o ciclo da violência. “O turismo tem condições de nos ajudar nesse processo. Precisamos que os brasileiros se envolvam nesse debate, que as lideranças se apropriem do tema para nos ajudar”, pediu.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.