INOVAÇÃO

No Rio Innovation Week, startups serão desafiadas a desenvolver soluções para tornar turismo mais sustentável

Ação é resultado de parceria entre a Agência, o Sebrae e a UFRJ e visa fomentar práticas de ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de turismo
Divulgação/Embratur
As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2024, e as empresas de base tecnológica precisam oferecer soluções para o setor de turismo em fase de pré-aceleração

13/08/2024 – O Parque Tecnológico da UFRJ, a EmbraturLAB e o Sebrae vão lançar durante o Rio Innovation Week 2024, que começa nesta terça-feira (13) e vai até o sábado (16), o Pré-AceleraTUR, programa de aceleração de startups voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para conferir maior sustentabilidade aos serviços do turismo.

O programa visa fomentar práticas de ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de turismo. Serão selecionadas ideias inovadoras que estimulem a sustentabilidade e a responsabilidade social dentro dos pilares fundamentais do turismo: comer, visitar, comprar e dormir.

As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2024, e as empresas de base tecnológica precisam oferecer soluções para o setor de turismo em fase de pré-aceleração, ou seja, que ainda não estejam desenvolvidas. Também serão aceitas soluções já implementadas para outros setores, que necessitam de adaptação para o setor de turismo.

Serão selecionadas seis empresas de tecnologia para participar do projeto. Durante a fase de pré-aceleração, terão acesso a seminários e balcões temáticos, mentorias, revisões com os pares, bate-papo com empreendedores, aproximação com investidores, networking estratégico e outras vantagens. Esta etapa começará em outubro e terá uma duração de seis meses.

Na fase seguinte, serão selecionadas as três melhores soluções desenvolvidas pelas startups para que sejam submetidas à prova de conceito: a experimentação da ferramenta na prática. Para tirar os projetos do papel, cada empresa receberá o investimento de R$ 70 mil. Essa etapa será realizada entre março e junho de 2025.

“A agenda da sustentabilidade no setor privado é estruturada nas práticas de ESG, que estão mais disseminadas nas grandes empresas. Contudo, 95% das empresas que atuam no turismo são micro e pequenas empresas, que têm maior dificuldade em ter acesso a ferramentas e consultorias para realizar essa transição de modelo de negócio. Foi diante deste cenário que a Embratur se uniu à UFRJ e ao Sebrae nesse projeto”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“A inovação, junto com a sustentabilidade e a inclusão”, é um conceito que não tem mais volta. O Sebrae é considerado hoje a maior plataforma de inovação do país. O negócio de startup ainda continua forte no país. Hoje, temos um movimento mais maduro e consolidado no país e o Sebrae atua com as startups para que nos ajudem a encontrar soluções significativas para o país, seja na preservação dos biomas brasileiros, seja para atuar em setores, como o turismo, onde os pequenos negócios representam 97,4% das empresas de turismo do país”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

“A parceria entre a Embratur, o Sebrae e o Parque Tecnológico da UFRJ é crucial para capacitar as micro e pequenas empresas do setor de turismo, promovendo o acesso a soluções inovadoras que priorizam a sustentabilidade. O Parque Tecnológico, com sua expertise em inovação e tecnologia, desempenha um papel fundamental nesse acordo, fortalecendo o compromisso com um turismo mais responsável e ambientalmente consciente, assegurando que o crescimento econômico dessas empresas ocorra em harmonia com a preservação dos recursos naturais e culturais do Brasil.” ressalta o diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo. 

Quem visitar o estande do Parque Tecnológico da UFRJ no Rio Innovation Week 2024 mergulhará no universo das inovações tecnológicas e da arte sustentável, além de explorar o futuro da tecnologia e a criatividade que molda nossa realidade. 

Rio Innovation Week 2024

Local: Pier Mauá (o Parque estará no Armazém 4)

Data: de 13 a 16 de agosto 

Hora: 10h30 às 21h30

Assessoria de comunicação

Aline Calamara (21) 99880 2507 – aline@parque.ufrj.br

Larissa Ribeiro (21) 21 97520-3548 – larissaribeiro@parque.ufrj.br

Luana Neves (21) 21 97935-5343 – luananeves@parque.ufrj.br

Assessoria de Comunicação EmbraturLAB

Rafael Mello (61) 99821-9043

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.