13/08/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de um encontro com representantes do trade turístico do estado de São Paulo, nesta terça-feira (13). Acompanhado do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis, e do gerente de Inteligência de Dados e Competitividade, Fábio Montanheiro, Freixo esteve na capital paulista a convite do Visite São Paulo Convention Bureau. Na ocasião, falou sobre a importância de estabelecer uma maior proximidade com o trade turístico nos estados e municípios.
O presidente da Agência, que nesta segunda (12) já havia cumprido agenda de mesmo teor no Rio de Janeiro com o trade fluminense, afirmou que a Embratur tem construído um caminho de passos comuns junto aos representantes do turismo estaduais e municipais.
“Desde o início da nossa gestão, em 2023, temos tido um olhar diferente sobre o papel do turismo, sobretudo o papel do Brasil no turismo internacional. Criamos um ambiente de bastante confiança com o trade de todas as regiões do país e estamos levando o turismo e a cadeia turística a outro patamar. E queremos continuar com esse trabalho que leva o Brasil para fora, que gera emprego e renda, além de consolidar o Brasil como uma opção viável e interessante para os turistas internacionais”, pontuou Freixo para os 125 representantes do trade paulista que compareceram ao encontro.
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, o estado de São Paulo é a principal porta de entrada dos visitantes internacionais. Em 2024, foram mais de um milhão de turistas estrangeiros, segundo os registros mensurados até agosto deste ano.
Segundo o presidente do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, a parceria da Embratur é estratégica para manter o estado paulista no ranking da chegada de visitantes estrangeiros.
“Receber a Embratur neste evento é estratégico e importante para falarmos sobre o planejamento para os próximos meses e a importância do Convention Bureau e seus associados se integrarem a essas ações para promover o Brasil, promover São Paulo, e fazer com que o Brasil seja mais conhecido no exterior”, ressaltou Sando.
A secretária adjunta de Turismo de São Paulo, Luciane Farias, também celebrou o diálogo permanente. “Esse encontro foi extremamente importante para o turismo no Brasil e no estado de São Paulo. Há um ano e meio, quando Freixo esteve aqui pela primeira vez, fomos surpreendidos com a excelente equipe e planejamento apresentados. Hoje, estamos vendo esses excelentes resultados. Ganha São Paulo e ganha o Brasil”, avaliou.
Novos rumos
À frente da Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis apresentou aos participantes do evento os resultados deste primeiro um ano e meio de gestão e antecipou um pouco do planejamento da Agência no segmento de feiras, além das press trips e famtours programadas até dezembro de 2025.
“Nosso objetivo é mostrar o que a Embratur pode entregar ao trade, como funcionam as ferramentas de que dispomos para realizar a promoção internacional e o nosso planejamento de ações até 2025. Com essa antecipação, queremos que Embratur e os gestores públicos e privados tenham uma estratégia coerente e atuem conjuntamente sob a orientação da geração de novos negócios”, ressaltou.
Reis também falou sobre a importância de se observar o mercado dos estrangeiros que optam por outros destinos. “É muito importante entender o perfil do turista que visita o Brasil, mas nosso esforço agora é compreender o turista que não está vindo ao nosso país, porque aí está a nossa oportunidade de ampliação da entrada de viajantes e de geração de receitas. Nós sabemos quais são os diferenciais competitivos do Brasil e construímos a estratégia de ação nos mercados. Agora queremos avançar na elaboração da estratégia de atuação a partir de nichos e segmentos”, comentou.
Novo portal de dados
Na ocasião, o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fábio Montanheiro, apresentou os principais dados do turismo internacional no Brasil e as novas funcionalidades do Portal de Dados da Agência.
O gerente ainda fez uma prospecção de crescimento nos mercados estratégicos em 2024, falou dos resultados de ingresso e receitas, além da projeção de se chegar a oito milhões de turistas em 2027. Ele também fez um apanhado sobre os impactos da realização de eventos em São Paulo – trabalho em andamento fruto de parceria com a São Paulo Turismo. Segundo ele, os dados são importantes na assertividade das estratégias.
“A Embratur tem na inteligência de dados o farol para a análise de tendências e tomada de decisões sobre as ações de promoção internacional”, completou Montanheiro.
Também participaram do encontro o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Lucena (por videoconferência); o secretário de Turismo da cidade de São Paulo, Rui Alves; o diretor do WTC Sheraton, Fernando Guinato; a presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro; além do presidente e presidente-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE), Paulo Ventura e Paulo Octávio Pereira, respectivamente.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.