PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Brasil e Chile têm primeira reunião bilateral de cooperação no turismo após missão oficial ao país andino

Encontro on-line contou com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a diretora executiva da Fundação Imagem Chile, Rossana Dresdner, e da subsecretária da Subsecretaria do Chile, Verônica Pardo
Renato Vaz/Embratur
O grupo irá instituir um calendário de reuniões de áreas técnicas para elaborar plano de atividades em até 180 dias, a contar de 5 de agosto

15/08/2024 – Após a viagem oficial ao Chile com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no início de agosto, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, realizou a primeira reunião bilateral Brasil-Chile para apresentar as equipes brasileira e chilena no âmbito do memorando de entendimento assinado durante a missão no país andino. O grupo irá instituir um calendário de reuniões de áreas técnicas para elaborar plano de atividades em até 180 dias, a contar de 5 de agosto. 

A apresentação das equipes foi feita nesta quarta-feira (14), de forma virtual, e contou com Rossana Dresdner, diretora executiva da Fundação Imagem Chile (entidade gestora da Marca Chile) e Verônica Pardo, subsecretária de Turismo do Chile (órgão com status ministerial).

A missão oficial internacional com o presidente da República ocorreu nos dias 5 e 6 de agosto. Durante a estadia, Brasil e Chile assinaram memorando de cooperação bilateral em turismo, que incluem: promoção recíproca das marcas-países e seus destinos, divulgação de ambos os países em mercados como China e Austrália e agendas de turismo sustentável e ações climáticas.

O compromisso inclui, ainda, o intercâmbio de informações e melhores práticas em inteligência e dados, inovação e novas tecnologias na área do turismo, marketing turístico internacional, promoção e atração de turistas estrangeiros​; apoio recíproco e intercâmbio de experiências no âmbito do Conselho Iberoamericano de Marcas País (CIMAP); e intercâmbio técnico, capacitação e treinamento entre profissionais das instituições oficiais de promoção da imagem país dos dois países.

Relação de ganha-ganha

O presidente Freixo destacou que a relação entre os dois países é de “ganha-ganha”. “O interesse é comum. Podemos trocar experiências e, entre elas, a inteligência de dados. O Brasil é muito grande. Reunimos dados de todas as regiões do país e de todos os mercados, sempre voltados para o turismo. E temos interesse de que a Marca Chile possa nos orientar para o fortalecimento da Marca Brasil. É uma troca muito interessante”, afirmou.

Já Rossana Dresdner mostrou interesse no compartilhamento de dados e afirmou que a Marca Chile é usada de forma transversal, em vários setores. Ela também apontou que a parceria entre os países fortalecerá a Marca Visit South América. O Chile é o presidente do CIMAP e o Brasil voltou para o grupo em 2023, após quatro anos de ausência. Importante destacar que o fortalecimento na promoção regional também está previsto nas estratégias da Embratur, o que demonstra convergência entre os dois países.

Procura crescente

Conforme o Painel de Dados da Embratur, o Chile foi o terceiro país que mais enviou turistas ao Brasil em 2023, com 458.576 registros, representando um aumento de mais de 125% em relação ao número de 2022. Em 2024, os chilenos também aparecem como o terceiro maior mercado emissor ao Brasil: nos primeiros seis meses, foram 332.728 chilenos entrando no país, atrás somente da Argentina, com 1,2 milhão, e Estados Unidos, 353.998.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.