22/08/24 – A beleza dos Lençóis Maranhenses foi o destaque do artigo assinado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, no jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira (21). Recentemente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.
No artigo, que exalta os atrativos, a gastronomia e, sobretudo, a natureza do local, o presidente da Embratur afirmou que muito da ampla visibilidade atual é resultado dos investimentos do Governo do Maranhão e do governo federal.
“Com a redescoberta desse paraíso natural que é Lençóis Maranhenses, o governo federal tem investido na infraestrutura das cidades que abrigam o parque, como melhoria das estradas, pontes e do aeroporto. A Embratur quer que esse destino conquiste o mundo e para isso estamos ampliando, com o governo do Maranhão, um plano de promoção de turismo internacional para Lençóis”, reforçou.
A estratégia conjunta da Agência e do governo maranhense é, entre outras ações, ampliar a conectividade aérea do estado, divulgar os destinos maranhenses nas feiras internacionais do segundo semestre e, em 2025, dar destaque para os Lençóis Maranhenses na campanha publicitária da Agência nos Estados Unidos.
Visitantes internacionais
Depois da conquista do título da Unesco, os turistas estão (re)descobrindo os Lençóis Maranhenses. Segundo informações do Portal de Dados da Embratur, os EUA são o país que mais enviam turistas para o Maranhão. Os norte-americanos representam 18% do total de visitantes, seguidos de turistas de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Em geral, esses turistas permanecem 22 noites ou mais no destino (34,8%) e viajam sozinhos (45,6%) ou em duplas (27,4%).
Para chegar ao Maranhão, metade dos viajantes faz uma conexão e 41% fazem duas, sendo que os principais portões de entrada nacionais são Guarulhos, em São Paulo (51%), e Brasília, Distrito Federal (5,4%). As principais companhias aéreas que atendem o estado são a Latam (64,4%), a Gol (10,9%) e a Azul (6,5%).
A Embratur já tem trabalhado o estado e os destinos maranhenses em diversas ações internacionais. Em 2023, a Agência realizou um roadshow em São Luís aos operadores, agências e companhias aéreas da Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia; promoveu o Workshop Conexão Embratur 2023 “Guia para a competitividade e Promoção Internacional do Turismo” para 30 participantes na cidade de Barreirinhas (MA), além de duas famtours (viagens de familiarização) pela Rota das Emoções, com operadores do Reino Unido, e Chapada das Mesas, e com profissionais da Espanha e Portugal.
A campanha publicitária da Agência para a Europa, em 2023, também elegeu os Lençóis Maranhenses como destino destaque.
“Destino único”
No artigo, Marcelo Freixo definiu com o sinônimo de ‘ímpar’ o destino recém-descoberto por turistas nacionais e internacionais.
“Único —que, por definição do Dicionário Michaelis, quer dizer que ‘não existe outro de sua espécie’— é possível que seja a palavra que mais se assemelhe a todo tipo de experiência que pode ser vivida naquele lugar e que faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação de belezas naturais, mas sem perder de vista a preservação da natureza e o respeito às comunidades tradicionais”, escreveu o presidente da Embratur.
Leia o artigo na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/08/lencois-maranhenses-patrimonio-do-maranhao-do-brasil-e-agora-de-todo-o-planeta.shtml.