COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Embratur apoia Rally dos Sertões para diversificar a promoção de destinos brasileiros no exterior

Maior competição da modalidade das Américas tem pilotos da Argentina, EUA, França, Paraguai e Portugal, mercados estratégicos para o trade turístico brasileiro, e exibirá a Marca Brasil em vários momentos
Foto: Renato Vaz/Embratur
Apresentação do Rally dos Sertões 2024 ocorreu no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, cidade onde a competição terá a largada e a chegada

23/08/2024 – A largada oficial da 32ª edição do Rally dos Sertões, a maior competição da modalidade das Américas, acontecerá neste sábado (24), em Brasília (DF). A Embratur patrocina o evento que é uma oportunidade de promoção internacional do Brasil com destinos diversificados. A competição conta com 22 pilotos de países como Argentina, EUA, França, Paraguai e Portugal, mercados estratégicos para o turismo internacional do país, e contará com a exibição da Marca Brasil em locais estratégicos.

A edição deste ano fará homenagem ao escritor brasileiro João Guimarães Rosa, com passagem pelo Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais. A chegada está prevista para a capital federal, em 31 de agosto. Além do Distrito Federal e de Minas Gerais, os participantes passarão por estradas de Goiás e da Bahia, a bordo de motos, quadriciclos (Quads), UTVs e carros. No trajeto de 3.704 quilômetros, os competidores irão pilotar por pelo menos dois biomas brasileiros – cerrado e caatinga. São 308 pilotos e navegadores que passarão por Formosa (GO), pelo parque nacional mineiro, e pelos municípios de Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães, ambos na Bahia.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial de promoção turística do evento, que explora variados destinos brasileiros, promove sustentabilidade e também atua junto ao SUS fornecendo atendimento médico para populações carentes.

“A palavra Sertão vem de ‘desertão’, de regiões não ocupadas, e o Rally dos Sertões vai descobrir esse Brasil. É um trabalho de promoção, o mundo inteiro vem pra cá, o mundo inteiro olha. O rali gera emprego, gera renda e gera atendimentos de saúde. E tem uma homenagem a Guimarães Rosa, o que é muito sofisticado, um escritor que pensou os sertões através da literatura de uma maneira muito bonita. É um dos eventos mais importantes que temos no país”, disse Freixo.

A CEO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, lembrou que a competição também incentiva o consumo local nas regiões onde passa, promovendo desenvolvimento econômico, além de “ações ambientais com um olhar pedagógico”. Ela também contou a história de um competidor que, com o carro danificado em um local remoto, ficou sem água enquanto esperava o socorro. “Ele pediu água em uma casinha e ela veio amarela. Depois daquilo, ele começou a promover a fabricação de filtros que fossem práticos para distribuir para famílias em regiões distantes”, recordou.

Visita à vila
Na quarta-feira (22), Marcelo Freixo visitou a vila do Rally dos Sertões, montada no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Ele conheceu os consultórios da unidade móvel de saúde do programa Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), que oferece atendimentos diversos a populações carentes, e jantou com os patrocinadores oficiais da competição.

Freixo elogiou o rali e o programa de saúde. “O Rally dos Sertões é uma das coisas mais impressionantes, que tem uma das formas mais competentes de divulgação e de promoção do Brasil. É um evento esportivo, automobilístico, e o esporte é um fio condutor de uma ação social muito profunda, de você chegar em cidades que o próprio Brasil, às vezes, desconhece, de alterar a vida das pessoas com atendimento social, com atendimento à saúde; é muito profunda a relação que se estabelece através do Sertões com essa diversidade brasileira intensa”, disse.

O presidente da Embratur também destacou que o esporte é uma atividade transversal, que favorece o turismo, possibilita a promoção do Brasil, mas que também atende a áreas básicas, como a saúde da população.