23/08/2024 – A largada oficial da 32ª edição do Rally dos Sertões, a maior competição da modalidade das Américas, acontecerá neste sábado (24), em Brasília (DF). A Embratur patrocina o evento que é uma oportunidade de promoção internacional do Brasil com destinos diversificados. A competição conta com 22 pilotos de países como Argentina, EUA, França, Paraguai e Portugal, mercados estratégicos para o turismo internacional do país, e contará com a exibição da Marca Brasil em locais estratégicos.
A edição deste ano fará homenagem ao escritor brasileiro João Guimarães Rosa, com passagem pelo Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Minas Gerais. A chegada está prevista para a capital federal, em 31 de agosto. Além do Distrito Federal e de Minas Gerais, os participantes passarão por estradas de Goiás e da Bahia, a bordo de motos, quadriciclos (Quads), UTVs e carros. No trajeto de 3.704 quilômetros, os competidores irão pilotar por pelo menos dois biomas brasileiros – cerrado e caatinga. São 308 pilotos e navegadores que passarão por Formosa (GO), pelo parque nacional mineiro, e pelos municípios de Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães, ambos na Bahia.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial de promoção turística do evento, que explora variados destinos brasileiros, promove sustentabilidade e também atua junto ao SUS fornecendo atendimento médico para populações carentes.
“A palavra Sertão vem de ‘desertão’, de regiões não ocupadas, e o Rally dos Sertões vai descobrir esse Brasil. É um trabalho de promoção, o mundo inteiro vem pra cá, o mundo inteiro olha. O rali gera emprego, gera renda e gera atendimentos de saúde. E tem uma homenagem a Guimarães Rosa, o que é muito sofisticado, um escritor que pensou os sertões através da literatura de uma maneira muito bonita. É um dos eventos mais importantes que temos no país”, disse Freixo.
A CEO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, lembrou que a competição também incentiva o consumo local nas regiões onde passa, promovendo desenvolvimento econômico, além de “ações ambientais com um olhar pedagógico”. Ela também contou a história de um competidor que, com o carro danificado em um local remoto, ficou sem água enquanto esperava o socorro. “Ele pediu água em uma casinha e ela veio amarela. Depois daquilo, ele começou a promover a fabricação de filtros que fossem práticos para distribuir para famílias em regiões distantes”, recordou.
Visita à vila
Na quarta-feira (22), Marcelo Freixo visitou a vila do Rally dos Sertões, montada no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Ele conheceu os consultórios da unidade móvel de saúde do programa Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), que oferece atendimentos diversos a populações carentes, e jantou com os patrocinadores oficiais da competição.
Freixo elogiou o rali e o programa de saúde. “O Rally dos Sertões é uma das coisas mais impressionantes, que tem uma das formas mais competentes de divulgação e de promoção do Brasil. É um evento esportivo, automobilístico, e o esporte é um fio condutor de uma ação social muito profunda, de você chegar em cidades que o próprio Brasil, às vezes, desconhece, de alterar a vida das pessoas com atendimento social, com atendimento à saúde; é muito profunda a relação que se estabelece através do Sertões com essa diversidade brasileira intensa”, disse.
O presidente da Embratur também destacou que o esporte é uma atividade transversal, que favorece o turismo, possibilita a promoção do Brasil, mas que também atende a áreas básicas, como a saúde da população.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.