INOVAÇÃO

Plataforma digital agrega dicas e rotas de turismo na Amazônia

Aplicativo eTrilhas foi impulsionado pela EmbraturLAB, através do edital de Sustentabilidade, com objetivo de fortalecer ecoturismo na Amazônia. Nova ferramenta será lançada nesta semana com atividades em Belém (PA)
Divulgação/eTrilhas
Os usuários visitantes da Trilha Amazônia Atlântica poderão conhecer os prestadores de serviços nas proximidades entrando em contato diretamente com eles

27/08/2024 – A plataforma digital eTrilhas lança, nesta semana, o projeto Trilha Amazônia Atlântica. A empresa participou do Edital de Aceleração Sustentável da EmbraturLAB e foi escolhida entre oito soluções que compuseram a etapa do edital, em que as equipes do programa de inovação apresentraram seus projetos para uma banca avaliadora. 

Pelo eTrilhas, os usuários visitantes da Trilha Amazônia Atlântica poderão conhecer os prestadores de serviços nas proximidades entrando em contato diretamente com eles. Os empreendedores, por sua vez, têm seus serviços e produtos cadastrados que serão ofertados aos turistas. Os visitantes poderão ter acesso a essa vitrine de oportunidades por meio de um QR code fixado nos estabelecimentos cadastrados.

“É uma das prioridades do governo Lula dar sustentabilidade ambiental, social e econômica à Floresta Amazônica, e o turismo é uma das soluções principais para a geração de emprego e renda na região. A Embratur está executando um plano de promoção da Amazônia e chamamos as startups para se somarem a esse esforço, oferecendo soluções que aproximam o turista estrangeiro das experiências na floresta”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur. 

De acordo com o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, o aplicativo com rotas e dicas sobre a Amazônia cumpre o objetivo do edital de Programa de Aceleração Sustentável da Agência, no qual  startups têm que propor soluções inovadoras para aprimorar as práticas socioambientais do turismo no Brasil, promover a democratização do uso de ferramentas tecnológicas e que atendam às necessidades dos turistas estrangeiros ou do trade turístico local, levando em consideração as responsabilidades social, econômica e ambiental.

“Além de melhorar a experiência turística dos visitantes, o eTrilhas, que é o aplicativo oficial da Rede Brasileira de Trilhas, traz todas as informações necessárias para planejar a visita, como fotos, dados técnicos e mapas. Os desafios são vários, como tornar as regiões turísticas mais acessíveis, incentivar o empreendedorismo local fortalecendo as culturas e tradições regionais,  preservar e promover a cultura e história através do turismo responsável,  gerar renda através do turismo para as comunidades locais, além de apoiar a atuação de guias locais através da democratização da tecnologia”, pontuou Reis. 

Ações de lançamento

Em parceria com o IDEFLOR-Bio, a startup eTrilhas irá concentrar as ações de lançamento da plataforma no Parque Estadual do Utinga e em Bragança, ambos em Belém (PA). Para um dos idealizadores da Trilha Amazônia Atlântica, Julio Meyer, o projeto irá privilegiar os visitantes e a cadeia produtiva de seu entorno. 

“Estamos criando um ecossistema de turismo que valoriza as comunidades locais e preserva a rica biodiversidade da região. O objetivo é aprimorar a experiência dos usuários e fomentar o turismo sustentável ao longo da trilha. O foco é o fortalecimento econômico dos empreendedores da região e, consequentemente, melhoria da oferta de seus produtos e serviços”, afirmou. 

Nesta terça-feira (27), será realizada a cerimônia de lançamento da Prova de Conceito no Parque Estadual do Utinga, em Belém. O evento contará com café da manhã, uma apresentação do projeto, uma oficina sobre o mercado de Trilhas de Longo Curso e a criação de produtos turísticos, passeio no parque e cadastro de novos empreendedores.

Na quarta (28), uma caravana do projeto seguirá em direção a Bragança para realizar uma roda de conversa no Quilombo América, apresentando o projeto às comunidades locais. Empreendimentos localizados ao longo do trajeto da Trilha Amazônica Atlântica também serão visitados e terão a oportunidade de se cadastrar na iniciativa.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.