INSCRIÇÕES EM FEIRAS

Embratur lança edital para selecionar coexpositores em feiras internacionais do primeiro trimestre de 2025

Eventos ocorrem na Espanha, Estados Unidos, Colômbia, Alemanha e Portugal; inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 11 de setembro
Embratur/Divulgação
Participação da Embratur e coexpositores na ITB Berlim deste ano

28/08/2024 – A Embratur publicou o edital para interessados na participação em feiras internacionais de turismo para o primeiro trimestre de 2025. As inscrições serão feitas por meio deste endereço eletrônico e vão desta quarta-feira (28) até o próximo dia 11 de setembro. O certame selecionará coexpositores para um calendário de eventos que vai de 22 de janeiro até 16 de março de 2025. A participação da Agência nas feiras acontece em parceria com o Sebrae Nacional.

Os interessados irão disputar vagas para participar da Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, na Espanha, de 22 a 26 de janeiro; da Travel & Adventure Show Los Angeles, nos Estados Unidos, de 22 a 23 de fevereiro; da Vitrina Turística Anato, em Bogotá, na Colômbia, de 26 a 28 de fevereiro; da Bolsa Internacional de Turismo (ITB) de Berlim, na Alemanha, de 4 a 6 de março; e da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, de 12 a 16 de março.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presença de coexpositores é fundamental. “As feiras são momentos importantes para a promoção do Brasil no exterior. Nesse momento, conseguimos proporcionar uma plataforma de geração de negócios para os empresários de turismo poderem promover o Brasil para atrair mais turistas internacionais”, disse.

Critério de pontos
O edital da Embratur selecionará como coexpositores entidades da administração pública direta e indireta e empresas do trade de turismo. O critério de escolha será por pontuação e, entre as exigências, está possuir site em inglês ou espanhol e material de divulgação nestes idiomas e na língua nativa do país destino. A presença ativa nas redes sociais também conta. 

A oferta de produtos, serviços e experiências em segmentos prioritários para os mercados das feiras, como afroturismo, natureza, ecoturismo e aventura, sol e praia, cultura, artes e literatura, gastronomia e povos indígenas também são diferenciais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.