VIVA PEQUENA ÁFRICA

Projeto que fortalece a cultura preta e incentiva afroturismo na Pequena África é assinado no Rio

Embratur participou do evento de assinatura do contrato de iniciativa do BNDES e destacou a potência do segmento como gerador de emprego e renda com um novo protagonismo
Márcio Menasce/Embratur
A proposta do consórcio inclui enfoque no turismo como meio de transformar a Pequena África em um como polo cultural para atrair visitantes do mundo inteiro

28/08/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta quarta-feira (28), do evento de assinatura do contrato com o consórcio vencedor do edital Viva Pequena África, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O projeto apoia iniciativas culturais para fortalecer a preservação e valorização da memória e herança africana no polo turístico no Rio de Janeiro (RJ), além de criar uma rede de instituições representantes dessa herança africana.

A região da Pequena África é um polo da capital fluminense que inclui o Cais do Valongo, a Pedra do Sal e o Cemitério dos Pretos Novos. O edital foi motivado pelo reconhecimento do Sítio Arqueológico Cais do Valongo como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco. A solenidade desta quarta ocorreu no auditório da sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

“Pela primeira vez na história do Brasil, o afroturismo é uma bandeira central de uma política pública do governo federal. Temos a Tania Neres, que é a coordenadora que toca o afroturismo na Embratur e que, desde o primeiro momento, atuou junto com quem já fazia afroturismo. E os resultados são muito fortes. Quando a gente apresenta o Brasil através do afroturismo, apresenta o país que a gente quer viver”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “O afroturismo é responsável por uma geração de emprego e renda com um novo protagonismo. A luta que vocês estão construindo, esse olhar sobre a Pequena África, é um processo pedagógico e de reafirmação de uma política de direitos humanos”, complementou.

O consórcio vencedor do certame é composto pela ONG Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), pela startup de afroturismo Diáspora Black e pelo PretaHub, empresa que promove programas, eventos e atividades voltadas à inclusão de empreendedoras e empreendedores negros em uma estrutura mais justa e equilibrada em oportunidades e resultados financeiros.

A proposta do consórcio inclui, entre outras iniciativas, um enfoque no turismo como meio de transformar a Pequena África em um como polo cultural para atrair visitantes do mundo inteiro, criando, também, um intercâmbio de informações com outros destinos semelhantes do Brasil tendo a atividade turística como ferramenta, conforme explicou o CEO da Diáspora Black, Carlos Humberto da Silva Filho. 

Participaram do encontro os representantes do consórcio, que inclui Carlos Humberto, da Diáspora Black, a CEO da PretaHub, Adriana Barbosa, e o conselheiro estratégico do Ceap, Babalaô Ivanir dos Santos; além da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, representando o presidente do banco, Aloizio Mercadante, e o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.