TURISMO DE CRUZEIRO

Em fórum da CLIA Brasil, Embratur reforça a importância dos cruzeiros para o crescimento do turismo internacional do país

Presidente da Agência, Marcelo Freixo afirmou que trabalha em conjunto com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos para reforçar o Brasil como um dos principais destinos de cruzeiros do mundo
Foto: Percio Campos/Embratur
6º Fórum CLIA Brasil foi realizado em Brasília, na quarta-feira (28)

30/08/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve presente no 6º Fórum CLIA Brasil 2024, que aconteceu na quarta-feira (28), em Brasília (DF). Pela Agência, que foi patrocinadora do evento, também estiveram o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fábio Montanheiro, o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais, Philipe Karat, e o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais, Leonardo Persi. 

No encontro, autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros debateram sobre as principais tendências, sustentabilidade, investimentos e gargalos enfrentados pela indústria de cruzeiros no Brasil. 

As viagens de cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais, fazem parte da estratégia de promoção do turismo do Brasil no exterior.

Segundo Freixo, a Embratur e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) trabalham em conjunto para reforçar o Brasil como um dos principais destinos de cruzeiros do mundo. “Temos uma parceria desde o início da nossa gestão, em 2023. É uma parceria que reforça a importância dos cruzeiros para o crescimento do turismo internacional do Brasil, além do turismo nacional. Queremos mais ainda essa expansão. Em todas as campanhas da Embratur na América Latina, a gente coloca os cruzeiros como uma forma fundamental e decisiva de atração de turistas internacionais para o Brasil”, pontuou. 

O presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, comemora a expansão do segmento. “A gente vem trabalhando para trazer navios para cá, e é a primeira vez na história que temos mais de um milhão de cruzeiristas vindo para o Brasil e para a América do Sul”, afirmou. 

No encontro, os participantes discutiram ainda como atrair navios e preparar as cidades para receber os cruzeiristas, com foco em serviços, infraestrutura, segurança, atrações e entretenimento. A descarbonização no segmento e as necessidades e melhorias de infraestrutura para tornar os portos mais competitivos e eficientes no atendimento aos cruzeiristas também foram temas abordados.

Entrada pelas águas
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, 190.838 visitantes estrangeiros entraram no Brasil por vias marítimas e fluviais, em 2023. Foram 124.360 turistas por mar e 66.478 por rio. Argentina, Uruguai e Estados Unidos, nessa ordem, são os países que mais enviaram visitantes pelas vias marítima e fluvial. 

Ainda segundo o levantamento, de janeiro a julho deste ano, foram 152.866 visitantes: 98.282 entraram por meio marítimo e 54.584, fluvial. Argentina, Uruguai e EUA também se repetem, nessa ordem, como os países que mais enviaram visitantes por mares e rios em 2024.