TURISMO DE CRUZEIRO

Em fórum da CLIA Brasil, Embratur reforça a importância dos cruzeiros para o crescimento do turismo internacional do país

Presidente da Agência, Marcelo Freixo afirmou que trabalha em conjunto com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos para reforçar o Brasil como um dos principais destinos de cruzeiros do mundo
Foto: Percio Campos/Embratur
6º Fórum CLIA Brasil foi realizado em Brasília, na quarta-feira (28)

30/08/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve presente no 6º Fórum CLIA Brasil 2024, que aconteceu na quarta-feira (28), em Brasília (DF). Pela Agência, que foi patrocinadora do evento, também estiveram o gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fábio Montanheiro, o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais, Philipe Karat, e o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais, Leonardo Persi. 

No encontro, autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros debateram sobre as principais tendências, sustentabilidade, investimentos e gargalos enfrentados pela indústria de cruzeiros no Brasil. 

As viagens de cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais, fazem parte da estratégia de promoção do turismo do Brasil no exterior.

Segundo Freixo, a Embratur e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) trabalham em conjunto para reforçar o Brasil como um dos principais destinos de cruzeiros do mundo. “Temos uma parceria desde o início da nossa gestão, em 2023. É uma parceria que reforça a importância dos cruzeiros para o crescimento do turismo internacional do Brasil, além do turismo nacional. Queremos mais ainda essa expansão. Em todas as campanhas da Embratur na América Latina, a gente coloca os cruzeiros como uma forma fundamental e decisiva de atração de turistas internacionais para o Brasil”, pontuou. 

O presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, comemora a expansão do segmento. “A gente vem trabalhando para trazer navios para cá, e é a primeira vez na história que temos mais de um milhão de cruzeiristas vindo para o Brasil e para a América do Sul”, afirmou. 

No encontro, os participantes discutiram ainda como atrair navios e preparar as cidades para receber os cruzeiristas, com foco em serviços, infraestrutura, segurança, atrações e entretenimento. A descarbonização no segmento e as necessidades e melhorias de infraestrutura para tornar os portos mais competitivos e eficientes no atendimento aos cruzeiristas também foram temas abordados.

Entrada pelas águas
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, 190.838 visitantes estrangeiros entraram no Brasil por vias marítimas e fluviais, em 2023. Foram 124.360 turistas por mar e 66.478 por rio. Argentina, Uruguai e Estados Unidos, nessa ordem, são os países que mais enviaram visitantes pelas vias marítima e fluvial. 

Ainda segundo o levantamento, de janeiro a julho deste ano, foram 152.866 visitantes: 98.282 entraram por meio marítimo e 54.584, fluvial. Argentina, Uruguai e EUA também se repetem, nessa ordem, como os países que mais enviaram visitantes por mares e rios em 2024.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.