04/09/2024 – O Brasil irá apresentar a diversidade, a cultura, a gastronomia e a natureza dos destinos nacionais na principal feira de turismo da América Latina (FIT). Neste ano, o Brasil foi escolhido pela organização da FIT Argentina como o país homenageado da feira, que acontecerá entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro em Buenos Aires.
No estande da Embratur, os visitantes terão a oportunidade de ter contato com as várias oportunidades de experiências do Brasil. A Agência, em parceria com o Sebrae, irá mostrar aos profissionais do turismo e à população argentina todas as possibilidades de promoção de destinos brasileiros e as oportunidades turísticas dos nossos estados e municípios e de suas operadoras de turismo.
A Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil. Segundo o Portal de Dados da Embratur, só em 2024, mais de 1,1 milhão de argentinos desembarcaram nos destinos brasileiros. Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, a homenagem ao país na capital do principal mercado emissor de turismo reforça a assertividade das estratégias de promoção dos destinos turísticos brasileiros.
“É uma grande honra para o Brasil ser o país homenageado na FIT. A presença constante de argentinos no Brasil e de brasileiros na Argentina renova, a cada ano, nossos laços de irmandade. Nenhum outro povo conhece tão bem nossos destinos turísticos. Mostraremos um Brasil além do óbvio, além dos principais pontos turísticos. Apresentaremos novos destinos e experiências ricas em cultura, gastronomia e natureza”, pontuou.
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, também celebrou a escolha. “Ter o Brasil como país homenageado na edição deste ano da FIT Latin America é uma oportunidade única de apresentar novos destinos ao maior mercado emissor de turistas internacionais para o nosso país. Iniciativas como esta fazem parte de uma estratégia de promoção internacional que vem sendo desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em conjunto com a Embratur: aumentar cada vez mais o número de turistas estrangeiros no Brasil, para que possamos atingir este ano a marca histórica de 7 milhões de visitantes internacionais em nosso território”, afirmou.
De acordo com o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Glinternick Bitelli, a participação do Brasil como país homenageado na próxima FIT na Argentina reflete a importância do turismo para o relacionamento bilateral.
“O intercâmbio turístico impulsiona o crescimento econômico, a criação de emprego e o desenvolvimento de ambos os países. Além de promover uma cultura de amizade e compreensão mútua, aproxima as pessoas e contribui para consolidar a aliança histórica e estratégica entre Brasil e Argentina. A Embaixada do Brasil tem orgulho de participar dos esforços do Ministério do Turismo, da Embratur e das secretarias estaduais e municipais para que o Brasil continue sendo o principal destino turístico dos argentinos”, destacou.
O presidente da FIT, afirmou Andrés Deyá, também comentou a escolha do Brasil. “É um orgulho para nós destacar o Brasil como país convidado nesta edição da FIT. É país-irmão e principal destino de intercâmbio turístico com a Argentina, além de ser referência histórica para a FIT. A Patagônia, a cidade de Buenos Aires, o norte do nosso país, o Glaciar Perito Moreno, entre outros atrativos, são destinos que atraem um enorme fluxo de turistas brasileiros. Este ano a sua participação será ainda mais destacada, disponibilizando todos os seus atrativos turísticos”.
Conectividade
A Embratur tem trabalhado para ampliar a conectividade entre os dois países e atrair cada vez mais turistas argentinos ao Brasil. Atualmente, a Argentina conta com 12 companhias aéreas que operam voos diretos para o Brasil para destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
Há previsão de 2,5 milhões de vagas até 2024, um aumento de 22% em relação ao ano passado. Entre as novidades em relação ao verão passado estão os novos voos de Buenos Aires para Porto Seguro e Curitiba; Córdoba em direção a Florianópolis e Salvador da Bahia; e Rosário em direção a Florianópolis e Rio de Janeiro.