PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Galeria Visit Brasil chega a Nova York e celebra a natureza, cultura e gastronomia da Amazônia Brasileira

Entre 23 e 27 de setembro, o espaço-conceito irá aproximar o país norte-americano dos destinos, da sustentabilidade e das vivências da região amazônica; iniciativa faz parte da estratégia da Agência em atrair mais visitantes internacionais à maior floresta do mundo
Divulgação/Embratur
Instalado numa galeria de arte, o espaço permitirá aos visitantes descobrirem o Brasil, as riquezas da Amazônia e a sustentabilidade de vida das comunidades dessa região

17/09/2024 – A Galeria Visit Brasil – Amazônia, uma iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae, leva para o coração de Nova York uma imersão no maior bioma do mundo entre os dias 23 e 27 de setembro. Instalado numa galeria de arte, o espaço permitirá aos visitantes descobrirem o Brasil, as riquezas da Amazônia e a sustentabilidade de vida das comunidades dessa região em uma jornada multissensorial: música, artesanato, fotografia, artes visuais, moda e gastronomia. 

O público-alvo da Galeria são empresários, associações de turismo, operadores de turismo, representantes de empresas desse segmento, formadores de opinião, influenciadores e jornalistas internacionais. O principal objetivo da ação é apresentar a Amazônia brasileira como um destino rico em diversidade, uma experiência turística sustentável, autêntica e única, aumentando o interesse de turistas internacionais e geração de novos negócios que possam contribuir com a preservação e regeneração do bioma.

Durante a programação, os visitantes irão participar de painéis com representantes de entidades ligadas ao turismo sustentável, bioeconomia e a promoção da Amazônia, exposições digitais de fotógrafos brasileiros renomados, degustação da gastronomia regional de chefs brasileiros e experiências interativas. No dia 27 de setembro, a Galeria estará aberta ao público em geral.

“Estaremos em Nova York durante a Assembleia Geral da ONU, conectados com a mensagem do presidente Lula de alerta e necessidade de união global para enfrentar a crise climática. Mais de 60% da Amazônia está no Brasil, a floresta é um patrimônio da humanidade, e da preservação dela depende a vida em nosso planeta”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

“A Galeria Visit Brasil em Nova York é uma iniciativa para que a gente possa apresentar ao mundo a imensa riqueza cultural dos povos que vivem na floresta, nossa gastronomia, artesanato, artes visuais, saberes tradicionais, muitas possibilidades para que todos venham viver essa experiência que tem a capacidade de mudar a forma como nós nos enxergamos no mundo. A Galeria também traz uma mensagem muito importante: o turismo sustentável é essencial para manter a floresta de pé. Cada turista que recebemos pode virar um porta-voz dessa mensagem”, reforça Freixo.

“A sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não tem mais volta e o Brasil é o país onde está a maior parte da Amazônia. O Sebrae vem atuando na preservação dos nossos biomas por meio da inovação. Além das suas edições do Inova Amazônia, lançamos este ano o Inova Cerrado e o Pantanal. Acreditamos que a ampliação do programa para os novos biomas significa uma consolidação dessa estratégia e a afirmação da bioeconomia como agenda prioritária para atuação do Sebrae. Na prática, isso representa preservar os nossos recursos e gerar oportunidades, emprego e renda para a população”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

A promoção internacional da região amazônica é acompanhada de uma estratégia que busca ampliar a conectividade aérea. A Embratur atua em parceria com as companhias aéreas para atrair novos voos internacionais, em acordos que preveem promoção conjunta das novas rotas. Hoje, os  visitantes estrangeiros podem acessar a região pela nova rota Lisboa(PT)-Belém (PA)-Manaus (AM), da companhia aérea TAP. Além disso, a frequência de voos para a região também aumentou. Atualmente são cinco voos Lisboa-Belém (TAP) e sete saindo de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para Belém, pela Azul. 

Campanha na Times Square

Com o slogan “Amazônia brasileira, uma jornada interior”, a Embratur, em parceria com o Sebrae, lança oficialmente a campanha de promoção da Amazônia para os Estados Unidos no dia 23 de setembro, na abertura da Galeria Visit Brasil. A campanha destaca a jornada transformadora que todo turista pode viver com experiências na Amazônia brasileira.

Os filmes e peças serão veiculados nas redes sociais, em locais de grande circulação de pessoas em Nova York, como paradas de ônibus e em um telão na Times Square, além de plataformas parceiras especializadas. O principal objetivo da Embratur é, por meio da promoção deste bioma brasileiro, contribuir para aumentar o conhecimento sobre a região, a consciência do papel ativo de cada um na preservação da floresta e estimular o aumento do fluxo de turistas internacionais para o Brasil.

Amazônia no centro do debate

Durante a programação da Galeria, parceiros estratégicos irão promover painéis e debates sobre temas importantes como a COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, a bioeconomia e inovação como alternativas para geração de renda, desenvolvimento sustentável e inclusão social. A riqueza cultural do Festival de Parintins e a preservação dos biomas também serão temas abordados.

O Ministério do Turismo, Instituto Arapyaú, o Consulado Geral do Brasil em NY, o Sebrae Nacional, Sebrae Pará, Sebrae Mato Grosso, o Governo do Estado do Pará, Secretaria de Turismo do Pará, AmazonasTur, Inova Amazônia, Uma Concertação pela Amazônia, o Governo do Estado do Amazonas, Azul Linhas Aéreas, Amazonas Cluster de Turismo, Rotas Amazônicas Integradas (ROI), Amazônia Viva, Natura e Oakberry são parceiros da Embratur e do Sebrae na Galeria Visit Brasil – Amazônia.

Uma aventura pelos sabores da floresta

A gastronomia da Amazônia, com a riqueza de ingredientes regionais, será representada por chefs brasileiros renomados que estarão no comando da cozinha da Galeria Visit Brasil em Nova York, promovendo degustações para encantar os visitantes internacionais. Os chefs Jaíne Mackievicz, natural de Rondônia, Débora Shornik, moradora de Manaus, Saulo Jennings, do Pará, Ariani Malouf, do Mato Grosso, e Bel Coelho, de São Paulo, apresentarão seus pratos autênticos e criativos e Yvens Penna, natural do Pará e responsável pela Amazônia Sour, apresentará os drinks autorais. O açaí, a fruta que é um tesouro da floresta, será revelado pela Oakberry.

Amazônia traduzida em arte e experiências

Ao todo, oito exposições digitais de fotógrafos e artistas brasileiros que retratam a Amazônia e a diversidade de pessoas, de espécies, de ecossistemas e paisagens serão permanentes durante a Galeria Visit Brasil. As obras de Kiolo (Salvador), Kerolayne Kemblin (Amazonas), Hadna Abreu (Amazonas), Rakel Caminha (Amazonas), Adriana Ramalho (Amazonas), Mike Bueno (São Paulo), Laíza Ferreira (Pará), Sebá Tapajós, do Street River Amazônia, farão parte do espaço. 

A experiência Amazônia Viva vai permitir que os visitantes façam uma imersão virtual 360a pela região do Rio Tapajós. Em parceria com o Consulado do Brasil em NY e o Museu Goeldi, os visitantes também poderão conhecer a exposição de artesanato Marajoara, típico do Pará. A Natura, também parceira da Galeria Visit Brasil, irá presentear os convidados com produtos feitos a partir de ingredientes da Amazônia.

Serviço:

Embratur lança Galeria Amazônia, em Nova York, nos Estados Unidos

Data: 23 a 27 de setembro

Local: Anita Rogers Gallery, 494 Greenwich Street NYC 10013