NOTA DE PESAR

Embratur lamenta a morte do ex-diretor José Francisco de Salles Lopes

Profissional comandou o Departamento de Estudos e Pesquisas da instituição
Crédito: Paulino Menezes/MTur
José Francisco de Salles Lopes tinha 85 anos e era natural de Nova Lima, Minas Gerais

A Embratur lamenta a perda do ex-colaborador José Francisco de Salles Lopes, aos 85 anos de idade. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24) pelo Ministério do Turismo (MTur), onde também atuou. Natural de Nova Lima (MG), Salles Lopes era graduado em Administração, Ciências Políticas, Sociologia e Direito (curso que também concluiu o doutorado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se destacando na área de estatísticas do setor turístico.

Na Embratur, dirigiu o antigo Departamento de Estudos e Pesquisas, cargo do qual tomou posse em maio de 2003. Conhecido pelo bom humor, foi apelidado por colegas como “Data Zé”, por ter facilidade para decorar e informar muitos números. Em uma era ainda muito analógica, foi pioneiro na mudança do modelo de apuração e divulgação de dados pela instituição.

Atuou também no então Departamento de Estudos e Pesquisas (DEPES) do Ministério do Turismo, sendo responsável pelo levantamento e análise de importantes dados sobre a contribuição do setor turístico à economia nacional. Mineiro, Salles Lopes ainda presidiu a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

A Embratur agradece encarecidamente pelos serviços prestados por Salles Lopes, especialmente por suas contribuições para o desenvolvimento do turismo nacional, e se solidariza com seus familiares, amigos e ex-colegas de trabalho.