PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Galeria Visit Brasil que promove a Amazônia em Nova York é sucesso com presença de chefs e influenciadores famosos

Espaço-conceito fruto de parceria entre Embratur e Sebrae apresenta sustentabilidade das comunidades locais e imersão pelo maior bioma do mundo até sexta-feira (27)
Marcio Menasce/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, discursa ao lado da influencer e embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, a ex-BBB Isabelle Nogueira, durante a Galeria Visit Brasil em Nova York

24/09/24 – O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, e a gastronomia do Pará ganharam destaque na programação da ‘Galeria Visit Brasil – Amazônia’, que acontece em Nova York, nos Estados Unidos. A iniciativa, parceria entre a Embratur e o Sebrae, leva aos norte-americanos a diversidade, as riquezas culturais e ancestrais e os sabores da região amazônica até a próxima sexta-feira (27).

O espaço-conceito fez sucesso já nos primeiros dias, nestas segunda (23) e terça-feira (24), quando o local foi apresentado para convidados, incluindo empresários, associações e operadores de turismo, formadores de opinião, influenciadores e jornalistas internacionais. Todos puderam conhecer a sustentabilidade das comunidades locais e puderam fazer uma verdadeira imersão pelo maior bioma do mundo, reproduzido em uma galeria de arte.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou que a iniciativa faz parte do plano de preservação da Amazônia, onde o turismo é fundamental para a geração de emprego e renda da região.

“Mais de 60% da Amazônia está no Brasil. A floresta é um patrimônio da humanidade, e da preservação dela depende a vida em nosso planeta. Amazônia lembra preservação, e ela precisa ser preservada. Isso significa gerar e produzir um novo modelo de desenvolvimento que deixe a floresta de pé e seus povos também. E o turismo é uma grande ferramenta para isso”, observou Freixo.

“A Galeria Visit Brasil em Nova York é uma iniciativa para que a gente possa apresentar ao mundo a imensa riqueza cultural dos povos que vivem na floresta, nossa gastronomia, artesanato, artes visuais, saberes tradicionais, muitas possibilidades que mostram que o turismo sustentável é essencial para manter a floresta de pé”, completou o presidente da Embratur.

O painel sobre o Festival de Parintins, que acontece no último fim de semana de junho na cidade amazonense, chamou a atenção dos visitantes. A diretora de marketing da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Ana Cláudia Rego, explicou o motivo de o evento ter sido reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como o festival se relaciona com o turismo. 

“A Galeria Visit Brasil é um espaço importantíssimo para a divulgação da Amazônia, dos destinos do Amazonas, especialmente do Festival de Parintins, que é um festival único. É uma oportunidade de o Amazonas mostrar um pouquinho das suas belezas naturais e da sua cultura, até porque a cultura hoje, o meio ambiente, está interligado no turismo”, afirmou. 

A influencer e embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, Isabelle Nogueira, também acredita que a ‘Galeria Visit Brasil – Amazônia’ irá impulsionar o turismo e ampliar a visibilidade de temas como sustentabilidade e bioeconomia.

“Eu acho importante estarmos aqui, na Galeria, em Nova York, propagando e reverberando a cultura amazonense, principalmente o Festival Folclórico de Parintins, que é uma festa tão linda, tradicional e de uma cultura gigante. Além de ser extremamente cultural e muito rica, também estamos falando de sustentabilidade e de bioeconomia, temas importantes para o século XXI. Então, é muito necessário que as pessoas possam conhecer mais ainda esse evento que coloca a região amazônica em destaque”, ressaltou. 

Além de conhecerem mais sobre o Festival de Parintins, os visitantes puderam participar de um sorteio para o evento em 2025. A vencedora do prêmio, Denise Haywood, ganhou passagens aéreas, hospedagem e ingresso para o festival. O sorteio é resultado de uma parceria entre a companhia aérea Azul e a AmazonasTur.

“Já estive no Brasil em três oportunidades: em Foz do Iguaçu, em Salvador e no Rio de Janeiro. Não imaginei que ganharia essa viagem incrível. Nunca estive na região da Amazônia. Acredito que a experiência será incrível. O brasileiro é muito amigável, muito acolhedor. Eu adoro as caipirinhas e a comida”, contou.

Sabores amazônicos
Os cookings shows da ‘Galeria Visit Brasil – Amazônia’ imprimem os sabores da região. Uma das chefs do evento, Débora Shornik, presenteou os visitantes com sabores únicos da gastronomia amazônica: caldo de cogumelo yanomami com bacon de barriga de peixe pirarucu, vitória-régia em picles e tucupi. 

“É muito valioso ter a oportunidade de mostrar a cultura amazônica dentro de um espaço como a Galeria Visit Brasil, em Nova York, e combinando a gastronomia, que também é uma forma de expressão brasileira tão importante. Estamos mostrando que a gastronomia amazônica quebra paradigmas e conta a sua história”, pontuou.

A chef Jaine Mackievcz, líder de operações da empresa Oak Berry, que está na Galeria, acredita que a iniciativa não deve ser realizada apenas de maneira sazonal. Ela afirma, por exemplo, que a cadeia de produção do açaí representa a sustentabilidade e promoção internacional da Amazônia.

“Sinto que existe um crescente interesse pelo Brasil, e nada mais atrativo do que mostrar, periodicamente, o Brasil como ele é, com as pessoas, com a comida, com a música e com a arte. Por que o mundo gosta tanto do açaí? Porque o açaí é bom demais! O nosso papel é colocar o equilíbrio entre sustentabilidade e demanda da produção do açaí. A gastronomia contribui em várias faces com a sustentabilidade, desde onde você pega os insumos, cadeia produtiva e até a pessoa que come”, mencionou.

Moda amazônica
A moda sustentável, assim como a bioeconomia, também é um pilar importante para a promoção do turismo da Amazônia. O estilista indígena do povo Kaixana, do Amazonas, Maurício Duarte, esteve na Galeria, elogiou a iniciativa e comentou como moda e turismo se completam.

“Sinto que mais espaços como esse são necessários, que mais pessoas que realmente estão na ponta, ali, e não só na ponta da cadeia, mas no início dela. É preciso que as pessoas possam entender não só a beleza que a gente tem no Amazonas ou em qualquer outra região do Brasil, mas a dificuldade também. Não tem como falar de moda e não falar sobre bioeconomia, biotecnologia, economia circular, sustentabilidade na prática”, observou.

Recentemente, a marca de Maurício Duarte, que representa a brasilidade, esteve presente nos desfiles da New York Fashion Week. 

A ‘Galeria Visit Brasil – Amazônia’ segue em Nova York até a sexta (27), dia em que será liberada ao público em geral.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.