27/09/2024 – O Brasil será o país homenageado da Feira Internacional de Turismo (FIT) América Latina 2024, que começa neste sábado (28) e segue até terça-feira (1º), em Buenos Aires, na Argentina. Os destinos brasileiros ocuparão um pavilhão inteiro da FIT e a Embratur, em parceria com o Sebrae, estará presente com 34 coexpositores numa estratégia de geração de negócios e diversificação de destinos.
Segundo informações da ForwardKeys, plataforma de inteligência de dados que fornece dados detalhados sobre o comportamento de turistas internacionais, mais de 820,6 mil assentos estarão disponíveis na conexão entre Brasil e Argentina no primeiro trimestre do ano que vem. Essa é a maior oferta de assentos desde 2008, quando iniciou a série histórica do dados. Superou o número de assentos do mesmo período de 2019, quando 770,7 mil assentos foram disponibilizados. O número era o recorde até então.
Durante a FIT, a Embratur trabalhará para consolidar as novas rotas aéreas para o Brasil. Outra ação será implementar estratégias para melhorar a experiência de turistas que entram no país por meio de transporte terrestre. A Agência também seguirá com a capacitação do trade argentino para diversificar e atualizar os produtos turísticos brasileiros nas prateleiras locais, fortalecendo a chegada de visitantes argentinos ao país durante todo o ano.
“A nossa gestão está entregando um recorde na oferta de assentos em voos entre Brasil e Argentina. Isso é fruto da nossa estratégia de parceria com as companhias aéreas e aproximação com o trade do mercado argentino. Esse recorde só reforça a nossa mensagem para a feira de Buenos Aires: o Brasil está pronto para receber os turistas argentinos. Venham visitar a diversidade dos nossos destinos, recheado de sol, praia, cultura, natureza e gastronomia”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil. Segundo o Portal de Dados da Embratur, de janeiro a agosto de 2024, mais de 1,37 milhão de hermanos desembarcaram nos destinos brasileiros. Em todo o ano de 2023, foram 1,88 milhão de visitantes do país vizinho.
Campanha
Para incentivar e ampliar a entrada de argentinos nos destinos brasileiros, a Embratur e o Sebrae lançam, no primeiro dia de FIT, a campanha publicitária “Visite o Brasil. É indescritível”. As peças publicitárias vão promover os atrativos do Brasil em locais estratégicos na América do Sul.
Destinada aos mercados turísticos da Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Paraguai, a ação será veiculada em sites e redes sociais, além de pontos turísticos dos países, de 28 de setembro a 28 de novembro, e irá apresentar praias cristalinas e paradisíacas, gastronomia, natureza, sustentabilidade e diversidade cultural em um país ideal para passar as férias e feriados prolongados.
Capacitação
O trabalho de capacitação será feito de forma alinhada com os membros do Comitê Visite Brasil, grupo formado por membros do mercado B2B argentino que vendem destinos brasileiros. Outra importante ação será a realização de campanhas cooperadas com os principais atores do mercado argentino, voltadas para potenciais turistas.
Cerimônia de abertura
A solenidade que marcará o início dos trabalhos na FIT está agendada para as 11h30 de sábado (28). O presidente da Embratur participará da abertura ao lado do presidente da FIT, Andrés Deyá, e de autoridades argentinas. Assim como o restante do evento, a solenidade também terá um momento dedicado ao Brasil, e contará com atrações culturais do país. Já nesta sexta-feira, Marcelo Freixo se reuniu com o Comitê Visite Brasil na embaixada brasileira, em Buenos Aires, na Argentina, para iniciar os trabalhos em solo argentino. Na reunião, foram planejadas ações conjuntas para potencializar a promoção do Brasil em 2025 no país, além de ser apresentado um balanço das ações de 2024. O Comitê Visite Brasil reúne agentes públicos e privados que atuam na promoção do turismo internacional do Brasil em países da América Latina e o projeto é coordenado pelas embaixadas brasileiras.
Pavilhão Brasil
O Brasil levará 36 coexpositores de estados e municípios, como Salvador (BA), Rio de Janeiro, Amazonas, Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Gramado (RS), Mato Grosso, Recife (PE) e São Sebastião (SP), além de operadores e empreendimentos brasileiros.
Como país homenageado, o Brasil terá um espaço exclusivo dedicado ao país durante a FIT – o pavilhão Brasil. Com as cores do país, mais de 20 destinos brasileiros serão apresentados em 379 m². O estande da Embratur contará com ações como masterclass de caipirinha, cooking show, óculos de realidade virtual e uma parede de colorir, tudo para oferecer uma imersão na cultura, nos destinos e na hospitalidade brasileira.
Rodada de negócios
Como país convidado, o Brasil terá um representante de cada coexpositor na Rodada de Negócios da FIT. Importante destacar que a rodada acontecerá em lugar diferente do estande do Brasil. Aqueles interessados em participar dessas rodadas precisam se inscrever por meio do sistema da própria feira. Os coexpositores brasileiros também poderão aproveitar os cooking shows e as degustações de caipirinha promovidos pela Embratur para estreitar relacionamentos e fortalecer contatos com operadores internacionais.
Conectividade
A Embratur tem trabalhado para ampliar a conectividade entre os dois países e atrair cada vez mais turistas argentinos. Atualmente, a Argentina conta com 12 companhias aéreas que operam voos diretos para o Brasil, para destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
Na FIT, a estratégia está focada em estabelecer e reforçar parcerias com companhias aéreas para promover novos voos que conectam o Brasil a cidades além de Buenos Aires, como Córdoba e Rosário.
Há previsão de 2,5 milhões de vagas até 2024, um aumento de 22% em relação ao ano passado. Entre as novidades para o verão estão os novos voos de Buenos Aires para Porto Seguro (BA) e Curitiba (PR); Córdoba em direção a Florianópolis (SC) e Salvador (BA); e Rosário em direção a Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
A FIT América Latina reúne agências e operadores de viagens, representantes de meios de transporte, hotelaria, serviços e representação de diversos países, voltados para o fomento de negócios, criação de networking, além de debaterem as tendências do setor para o próximo período na região. No ano passado, o encontro reuniu 45 países, mais de 125 mil visitantes e sediou 4.396 reuniões de negócios.
Serviço:
Embratur FIT América Latina 2024
Data: 28 de setembro a 1º de outubro de 2024
Local: La Rural, Avenida Sarmiento 2704, Buenos Aires, Argentina 142.