30/09/2024 – A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) assinou na última sexta-feira (27), durante a ABAV Expo 2024, uma carta de aceite assumindo o compromisso de firmar parceria com a Embratur para fazer a promoção dos destinos do estado em cooperação com operadores de turismo da Europa.
Trata-se de um projeto piloto com base na Lei 14.901/2024, que autoriza órgãos públicos a contratarem a Agência de forma direta. A partir da contratação, a divulgação das cidades turísticas sul-mato-grossenses acontecerá na Europa entre 2024 e 2025.
A Embratur prestará os serviços de inteligência de mercado, planejamento, execução, coordenação das ações e ativações de promoção internacional, que serão realizadas em cooperação com operadoras de turismo da Europa.
Uma importante vantagem das ações de promoção internacional cooperadas é a possibilidade de medição de resultados, que inclui análise de desempenho de vendas, performance de alcance, avaliação do impacto na percepção do destino e outros indicadores. Isso ajuda a ajustar estratégias para garantir o melhor retorno do investimento.
A solenidade de assinatura da carta de aceite pela Fundtur-MS aconteceu na feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), ABAV Expo, em Brasília (DF), com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis.
O presidente da Agência, Marcelo Freixo, comemorou a oficialização do projeto piloto. “Esse vai ser o primeiro contrato que realizamos diretamente com um estado, para promover uma campanha cooperada. Tem tudo pra dar certo, e ampliar a chegada de estrangeiros nos destinos turísticos do estado, que agora estarão na vitrine das principais operadoras de turismo da Europa”.
O presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, também demonstrou empolgação com o acordo. “Estamos bem felizes de fazer essa parceria com a Embratur. A gente só está consolidando, concretizando de maneira formal, uma parceria que já vem acontecendo há quase dois anos, com a nova gestão. Desde que o Freixo assumiu, estamos presentes nos principais mercados, junto com a Embratur, e a Agência apoiando as ações do Mato Grosso do Sul no mercado de ecoturismo, acompanhando um trabalho que a gente já vinha fazendo anteriormente. Então, a gente está feliz de ter a Embratur como parceira, ajudando a auxiliar e fortalecer as nossas ações de promoção na Europa e depois outros mercados, porque a expectativa é que essa seja uma parceria de longo prazo, e que com isso a gente consiga fortalecer ainda mais a imagem do MS, junto com a imagem do Brasil”, afirmou.
Marcelo Freixo destacou a importância de a Embratur começar a oferecer novos serviços para os destinos brasileiros, via contratação direta. “Esse é um projeto piloto do que será uma política permanente de parceria com os governos de estado e municípios. A Embratur, um serviço social sem fins lucrativos, começa a colocar sua expertise de promoção a serviço dos destinos”, observou.
Memória
Em 25 de junho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.901/24. O texto autoriza órgãos e entidades da administração pública a contratarem a Embratur com o objetivo de promover e apoiar a comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior. A legislação já permitia que a Agência firmasse contratos com entidades privadas com os mesmos objetivos.
Oriunda do PL 545/24, a lei abriu caminho, ainda, para que a União, estados e prefeituras contratem a Embratur para realizar todos os tipos de atividades que estejam conectadas com a promoção internacional do turismo, como a participação em feiras, press trips com jornalistas e influenciadores digitais estrangeiros, campanhas publicitárias, entre outros. Trata-se de um aprimoramento do regime jurídico da Agência com texto semelhante ao da Medida Provisória 1.207/24. Outro ponto importante da Lei é que, agora, a Embratur tem, novamente, autorização para receber verbas do Orçamento da União.
Inovação
Outra ação da Embratur na ABAV Expo, na sexta (27), foi a palestra do gerente de Inovações da Agência, Edivaldo Reis, no ABAV Talks. Edivaldo apresentou o EmbraturLab, projeto de inovação da Embratur. Dividiram o palco com Edivaldo, Eduardo Lorea, co-fundador do Turistech Hub, Carlos Alberto Soares, que é vice-diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Yuri Benites, diretor de turismo do Itau Parquetec.
“Começamos [com o EmbraturLAB] há um ano e meio e já criamos várias acelerações e desafios para startups, com mais de 400 inscrições, 31 startups aceleradas e 30 mentorias. A gente acredita que uma atuação integrada e de forma colaborativa é o caminho para acelerar a agenda de inovação no nosso setor”, afirmou durante a apresentação.
Os presentes também falaram sobre os projetos de inovação desenvolvidos pela Agência, em colaboração com o Turistech Hub, a UFF e o Itaipu Parquetec. Essas iniciativas refletem como a união entre o setor turístico e instituições de inovação e tecnologia vem moldando o futuro do turismo.
Também foram elencadas diversas das ações do Ecossistema de Inovação e Turismo, grupo que reúne a Agência, o Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, e o Laboratório de Política, Governança e Turismo (Lab PGTUR), da também da Federal Fluminense.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.