RIOS DA AMAZÔNIA

Turismo Transforma: Produção de chocolates é destaque no segundo episódio da websérie sobre a Amazônia

Novo episódio mostra a importância do Rio Acará e do Rio Negro para o desenvolvimento do turismo e geração de emprego e renda na região; minidocumentário está disponível no canal da Embratur, no YouTube
Embratur/Divulgação
Pessoas que viram suas vidas mudarem através do turismo em rios da Amazônia são personagens de nova temporada

30/09/2024 – Com voz embargada e às lágrimas, a chocolateira Diana Gemaque conta como o projeto Guardiãs do Cacau mudou a vida dela e de mulheres ribeirinhas na comunidade Acaraçu, no município de Acará (PA). “Cada turista que vem nos mostra o quanto é importante o trabalho que a gente faz”. Luciene é uma das oito mulheres que fazem parte da iniciativa que é um dos destaques no segundo episódio do Turismo Transforma, websérie produzida pela Embratur que mostra o impacto do setor na vida das pessoas.

O segundo episódio da segunda temporada do Turismo Transforma, que tem os Rios da Amazônia como tema central, exibe a importância do Rio Acará, no Pará, e do Rio Negro, no Amazonas, para o desenvolvimento do turismo, da estruturura hoteleira e na geração de emprego e renda na região amazônica. 

O Turismo Transforma é uma ferramenta importante de divulgação e promoção de diversos destinos brasileiros. Nós queremos que a Amazônia seja um destino turístico ainda mais relevante e que o Brasil e o mundo venham visitar essa região cada vez mais, contribuindo com o desenvolvimento local, a geração de emprego e renda, e com a preservação da floresta”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Os rios e tudo o que se conecta à natureza ajudam a promover a Amazônia enquanto opção de destino aos visitantes internacionais. Para quem quer se hospedar e viver experiências incríveis na floresta, o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, está entre os principais destinos. E essa procura pela região reflete no negócio do senhor Raimundo Oliveira, uma pousada às margens do Rio Negro. “Ano passado foi um ano que eu nunca pensei em dar tanta gente como deu, gente de todo o canto que aqui vem”, conta.

“Esse rio representa o começo da minha vida. A vida era muito difícil. Ninguém tinha o que nós temos hoje. Eu fui uma pessoa que não teve estudo e construí tudo isso. A gente pensa em fazer mais coisas e vamos conseguir, se Deus quiser”, completa o empresário.

Voos internacionais
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo é uma das estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional e já está dando resultados. No primeiro semestre de 2024, 18.566 turistas estrangeiros desembarcaram no Amazonas, representando um aumento de 23,37% em relação ao mesmo período de 2023.

“As estratégias de promoção dos destinos brasileiros refletem na atração de mais voos internacionais, convertendo na chegada de mais turistas estrangeiros. E mais turistas visitando o nosso país é geração de emprego e renda e desenvolvimento para as comunidades locais”, reforça o presidente da Embratur.

Capacitação de operadores
A Embratur está promovendo uma série de webinars, em parceria com o trade do Amazonas (ABAV-AM, Amazonastur, Manauscult e Amazonas Cluster de Turismo), para capacitar associações de turismo, operadores e agentes de viagens do mercado europeu sobre diversidade e oferta de destinos brasileiros da Amazônia. A programação envolve Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha. A companhia aérea TAP também participa da capacitação, que tem a missão de consolidar Manaus como portão de entrada da Amazônia.

Campanha internacional
Para promover nos Estados Unidos os principais atrativos da Amazônia, a Embratur lançou uma campanha publicitária para atrair turistas norte-americanos aos destinos da floresta. O slogan “Brazilian Amazon, an inner journey” ou “Amazônia Brasileira, uma jornada interior” traz o conceito de um reencontro interior a partir de reconexão com a natureza no maior e mais importante bioma do mundo. Além das peças publicitárias, a Embratur montou uma Galeria Visit Brasil dedicada à Amazônia, em Nova York, e está realizando duas famtours na região.

Turismo Transforma
A websérie, que publicou o seu primeiro episódio em novembro de 2023, tem, literalmente, o objetivo de mostrar como o turismo transforma vidas. A série de mini documentários mostra, inclusive, que todos ganham com o turismo, inclusive o poder público, que arrecada mais com a entrada de divisas através do consumo dos visitantes estrangeiros. O Turismo Transforma já abordou temas como turismo religioso, afroturismo, turismo de base comunitária e produção e cadeia turística no Brasil. 

Assista aos nove episódios disponíveis no canal da Embratur, no YouTube CLICANDO AQUI.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.