PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Campanha de divulgação do Brasil na Argentina chega ao Obelisco, símbolo de Buenos Aires, e às salas de cinema

A peça “Visite o Brasil. É indescritível”, lançada na FIT, será veiculada em 130 salas de cinema e em diversos pontos turísticos; ação faz parte de conjunto de promoção que envolve parcerias com Decolar (Despegar), Almundo, OLA, All Seasons, entre outras
Embratur/Divulgação
Proximidades do Obelisco, uma das áreas mais movimentadas de Buenos Aires, recebe campanha de promoção do Brasil

1º/10/2024 – Os arredores do Obelisco de Buenos Aires, um dos pontos turísticos mais famosos da Argentina, ganharam as cores do Brasil. A personalização iniciou nesta segunda-feira (30) e permanecerá às margens do monumento arquitetônico nas próximas duas semanas, como parte da campanha para divulgar os destinos brasileiros para os hermanos. A iniciativa conta, ainda, com peças publicitárias que convidam os vizinhos para as cidades brasileiras projetadas em 130 salas de cinema argentinas.

Assim como no Obelisco, a Embratur, em parceria com a agência de viagens online (OTA, na sigla em inglês) Almundo, vai divulgar a campanha em vários pontos de Buenos Aires com o objetivo de aumentar a visibilidade dos atrativos brasileiros. A meta é alcançar  mais de 5,6 milhões de impressões, por meio da mídia Out of Home, em painéis e pontos de ônibus, por exemplo, que alcança pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias ou em espaços públicos. Essa ação tem como expectativa aumentar o número de vendas em 25%.

Já com a OLA, operadora e consolidadora de viagens corporativas e de lazer, as ações da Agência envolvem uma série de divulgações no portal da operadora, stories no perfil da empresa no Instagram, além de telas de LED em via pública nas cidades de Córdoba e Rosário em formato Digital Out Of Home, com telas eletrônicas, que permitem campanhas mais direcionadas.

Outra ação conjunta que irá ampliar a divulgação do Brasil na Argentina é a da Embratur com a All Seasons. A iniciativa inclui a exibição do vídeo da campanha do Brasil em 130 salas de cinema por toda a Argentina e está programada para o mês de outubro, como explica o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis. 

“Essas duas ações são estratégicas para ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros no mercado argentino, nosso principal emissor de turistas. Colocar a campanha em pontos de grande movimentação, como o Obelisco e as salas de cinema, aliado à parceria com operadores de vendas, amplia significativamente nosso alcance. Isso não apenas conecta o público argentino com a diversidade e as experiências únicas do Brasil, mas também facilita a conversão da campanha em incremento de turistas. A parceria com as operadoras nos permite tangibilizar essa visibilidade, levando os consumidores diretamente à compra de pacotes para os destinos brasileiros”, afirmou Reis.

De acordo com o sócio-diretor da All Seasons, Pablo Bazetti, o trabalho estratégico que está sendo desenvolvido com a Embratur, “pelo segundo ano consecutivo, é, sem dúvida, a mais completa demonstração da importância que o mercado argentino tem para o Brasil.” “Poder desenvolver essas ações em conjunto com a segmentação B2B e B2C ajuda a atingir todos os segmentos”, complementou.

Segundo informações do Portal de Dados da Embratur, os argentinos lideram o ranking dos turistas que mais visitam o Brasil. De janeiro a agosto de 2024, mais de 1,37 milhão de hermanos desembarcaram nos destinos brasileiros. Em todo o ano de 2023, foram 1,88 milhão de visitantes do país vizinho. 

“Visite o Brasil. É indescritível”
Para incentivar e ampliar a entrada de argentinos nos destinos brasileiros, a Embratur e o Sebrae lançaram, no primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (FIT) América Latina, em Buenos Aires, a campanha publicitária “Visite o Brasil. É indescritível”. As peças vão promover os atrativos do Brasil em locais estratégicos na América do Sul. 

Destinada aos mercados turísticos da Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Paraguai, a ação será veiculada em sites e redes sociais, além de pontos turísticos dos países, de 28 de setembro a 28 de novembro, e irá apresentar praias cristalinas e paradisíacas, gastronomia, natureza exuberante, sustentabilidade e diversidade cultural em um país ideal para passar as férias e feriados prolongados: o Brasil. 

A Embratur tem feito uma participação robusta na FIT. Nos três dias de evento, a Agência trabalha para consolidar as novas rotas aéreas para o Brasil e segue com a capacitação do trade argentino para diversificar e atualizar os produtos turísticos brasileiros nas prateleiras locais, fortalecendo a chegada de visitantes argentinos ao país durante todo o ano. 

Além da Almundo, OLA e All Seasons, a Agência também firmou parceria com a OTA Despegar, mais conhecida no Brasil como Decolar. A campanha em conjunto contrata influenciadores digitais e plataformas como Viajes Falabella e Hoteldo para aumentar a conscientização sobre os destinos brasileiros. E a ação conta com envelopamento de Brasil nas vitrines das agências físicas da Despegar, em pontos com alta circulação. Outra parceira na divulgação dos destinos brasileiros é a agência de viagens de luxo Biblos. A parceria acontece nos moldes da Almundo.

DescubraBrasil
A Embratur desenvolveu uma estratégia digital personalizada para o mercado argentino com o lançamento do www.descubrabrasil.com.ar. Criado em idioma espanhol da Argentina e direcionado para atrair argentinos para o Brasil, o site oferece conteúdo exclusivo sobre destinos brasileiros, direcionado ao público final do país vizinho. 

O projeto foi realizado em parceria e curadoria do comitê de operadores argentinos que fazem parte do Comite Visite Brasil, grupo criado em parceria com a Embaixada e formado por membros do mercado B2B argentino que vendem destinos brasileiros.

Aéreas
As companhias aéreas também figuram entre as várias parcerias para a ação de promoção do Brasil na Argentina. Nesse caso, o trabalho é para promover novos voos que conectam o Brasil a mais cidades do país do tango, como Córdoba e Rosário. O aumento da conectividade ajuda a atrair mais turistas argentinos para os destinos brasileiros.

Capacitação do trade
A Embratur também participará de ações de capacitação do trade B2B, focadas em operadoras e agentes de viagens da Argentina. O objetivo é reforçar o conhecimento sobre os destinos brasileiros, promovendo um aumento da comercialização de pacotes turísticos para destinos brasileiros. A capacitação é essencial para fortalecer a presença do Brasil no mercado argentino, ampliando os esforços para além da FIT América Latina e estimulando o aumento do fluxo de turistas para o Brasil nos próximos meses.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.