AUDIOVISUAL

Embratur defende criação de film comission nacional no RioMarket

Marcelo Freixo falou sobre o fortalecimento do setor e o potencial de produções para a promoção internacional do Brasil; evento de negócios é derivado do Festival do Rio
Marcio Menasce/Embratur
Durante o RioMarket, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo,participou do painel sobre “A importância do audiovisual para o crescimento do turismo”

04/10/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta sexta-feira(4) do RioMarket, evento de negócios derivado do Festival do Rio, um dos maiores festivais de cinema da América Latina. A edição de 2024 começou na quinta-feira (3) e vai até 12 de outubro. Desde o início da atual gestão da Agência, Freixo tem articulado com diversos setores e órgãos do governo para fortalecer o audiovisual no Brasil como ferramenta de promoção internacional.

O presidente participou do painel sobre “A importância do audiovisual para o crescimento do turismo”, e debateu sobre a importância do mercado audiovisual para o turismo brasileiro. Ele falou sobre como filmes, séries e documentários podem destacar destinos turísticos, o que impulsiona a economia local com a chegada de turistas. 

Freixo defendeu a criação de uma film comission nacional, organismo que vai atuar para facilitar a realização de grandes projetos audiovisuais no Brasil, inclusive facilitando a atuação no país de produtoras internacionais. “Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não tem film comission nacional. Essa é uma missão que eu abracei para resolver nesse governo. A gente tem que ter um projeto de país na produção audiovisual, com políticas de incentivo bem estabelecidas”, disse. 

No evento, o presidente da Embratur também destacou o impacto positivo imaterial da produção de filmes que promovem as diferentes regiões do país. “A gente muda o protagonismo, quando muda quem conta a história do Brasil, quando coloca a população negra para apresentar as histórias e a cultura da Bahia, por exemplo”, disse. 

Edição 2024
O RioMarket tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área. O evento também é um espaço para fomento de negócios e capacitação de profissionais. Nesta edição a programação contará com seminários, workshops, mesas redondas, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem, voltado para a contribuição de especialistas do setor para a formação de novas gerações de profissionais em diversas áreas de atuação.