AUDIOVISUAL

Embratur defende criação de film commission nacional no RioMarket

Marcelo Freixo falou sobre o fortalecimento do setor e o potencial de produções para a promoção internacional do Brasil; evento de negócios é derivado do Festival do Rio
Marcio Menasce/Embratur
Durante o RioMarket, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo,participou do painel sobre “A importância do audiovisual para o crescimento do turismo”

04/10/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou nesta sexta-feira (4) do RioMarket, evento de negócios derivado do Festival do Rio, um dos maiores festivais de cinema da América Latina. A edição de 2024 começou na quinta-feira (3) e vai até 12 de outubro. Desde o início da atual gestão da Agência, Freixo tem articulado com diversos setores e órgãos do governo para fortalecer o audiovisual no Brasil como ferramenta de promoção internacional.

O presidente participou do painel “A importância do audiovisual para o crescimento do turismo” e debateu sobre a importância do mercado audiovisual para o turismo brasileiro. Ele falou sobre como filmes, séries e documentários podem destacar destinos turísticos, o que impulsiona a economia local com a chegada de turistas. 

Freixo defendeu a criação de uma film commission nacional, organismo que vai atuar para facilitar a realização de grandes projetos audiovisuais no Brasil, inclusive facilitando a atuação no país de produtoras internacionais. “Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não tem film commission nacional. Essa é uma missão que eu abracei para resolver nesse governo. A gente tem que ter um projeto de país na produção audiovisual, com políticas de incentivo bem estabelecidas”, disse. 

No evento, o presidente da Embratur também destacou o impacto positivo imaterial da produção de filmes que promovem as diferentes regiões do país. “A gente muda o protagonismo, quando muda quem conta a história do Brasil, quando coloca a população negra para apresentar as histórias e a cultura da Bahia, por exemplo”, disse. 

Edição 2024
O RioMarket tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área. O evento também é um espaço para fomento de negócios e capacitação de profissionais. Nesta edição a programação contará com seminários, workshops, mesas redondas, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem, voltado para a contribuição de especialistas do setor para a formação de novas gerações de profissionais em diversas áreas de atuação.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.