04/10/2024 – Ecoturismo, turismo cultural e turismo científico: essas são apenas três das diversas atividades possíveis de se fazer em um geoparque. Neste domingo (6), a Embratur comemora o Dia Internacional da Geodiversidade e a data chega no momento em que a Agência atua em diversas frentes para apoiar a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe, marcada para acontecer um mês depois, entre 6 e 9 de novembro, na Universidade Luterana do Brasil, em Torres (RS), com atividades também em Praia Grande (SC).
A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe reunirá especialistas internacionais de diferentes áreas de geoparques para compartilharem experiências, boas práticas e fortalecer a atuação em rede dessas instituições e terá a Marca Brasil exibida em diversos setores, além do site oficial.
Apoiar eventos internacionais sediados no Rio Grande do Sul é uma das estratégias da Embratur para reerguer o estado após as enchentes que castigaram várias cidades gaúchas em maio deste ano.
“Apoiar a promoção desta conferência é importante, também, para impulsionar a economia local. Estamos falando de um evento internacional, que atrai visitantes de diferentes países e regiões, que gera impacto econômico positivo para toda a região, desenvolvendo o turismo sustentável e a inovação”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Além disso, a conferência tem potencial para pontuar no ranking da International Congress & Convention Association (ICCA). A Embratur já mapeou as características para contabilizar mais eventos para o ranking do Rio Grande do Sul e do Brasil em 2024, projetando maior destaque internacional para o país e para os destinos gaúchos.
Caminhos dos Cânions do Sul
O Brasil tem seis geoparques reconhecidos pela Unesco. O Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, o Geoparque Araripe, no Ceará, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que abrange parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Geoparque Quarta Colônia e o Geoparque Caçapava, ambos no estado gaúcho. Completando a lista, o Geoparque Uberaba, em Minas Gerais, o mais recente a ganhar o título internacional da Unesco.
O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul conecta a serra gaúcha com o litoral catarinense. A região passa pelos municípios gaúchos de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, cidade que sediará a conferência, e pelos catarinenses Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul. A história geológica do território tem cerca de 250 milhões de anos e a formação está relacionada com o rompimento do supercontinente Gondwana e abertura do Oceano Atlântico Sul.
Os cânions da região limitam o planalto e a planície costeira com desníveis que chegam a mil metros, isso a menos de 50 quilômetros do mar. A região apresenta inúmeras quedas d’água, piscinas naturais, lagoas e rios, além de praias e campos de dunas. Neste cenário, encontram-se também paleotocas, abrigos escavados por animais já extintos, que viveram há mais de 10 mil anos. O Geoparque também reúne um rico patrimônio cultural indígena, quilombola e dos imigrantes açorianos, alemães e italianos, além das marcas do movimento do tropeirismo na região.
A Conferência
A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe é promovida pela Associação Internacional de Geoparques, pela Rede de Geologia da América Latina e Caribe (Red Geolac) e, no Brasil, pelo Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O país volta a sediar a conferência após 14 anos – as últimas sedes foram Equador, Peru e México.
O formato de fórum garante o intercâmbio de conhecimento, a colaboração e inovação para impulsionar a preservação do patrimônio geológico e cultural e a promoção do desenvolvimento sustentável e consciência global. O encontro também marcará as comemorações dos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da Unesco.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.