04/10/2024 – A Embratur desembarca no Bahrein para o maior evento de desenvolvimento de rotas aéreas do mundo, a Routes World 2024, que ocorre entre 6 e 8 de outubro. Pela segunda vez com um estande próprio, a Agência compartilha o espaço com três concessionárias que administram os aeroportos de Guarulhos, Galeão e Confins. A participação no evento é fruto de parceria firmada entre a Embratur e a Associação de Aeroportos do Brasil (ABR), com apoio dos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e do Turismo (MTur).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, atuar na Routes World faz parte do compromisso da Agência com a expansão da conectividade aérea. “É uma oportunidade de estreitar laços e firmar parcerias, garantindo mais voos para os destinos brasileiros. Só em 2024, o crescimento da conectividade aérea está em 20% e a projeção é que teremos a melhor temporada de verão de todos os tempos. Queremos mais turistas desembarcando no Brasil, conhecendo nossas experiências e contribuindo para a geração de emprego e renda da população”, destaca Marcelo Freixo.
No estande da Embratur, serão realizadas reuniões e rodadas de negócios entre a Agência, companhias aéreas, e aeroportos, além da exibição de vídeos promocionais das experiências inesquecíveis que o Brasil tem para oferecer. Além das concessionárias GRU Airport, RIOGaleão e BH Airport, outras administradoras de aeroportos brasileiros estarão presentes no evento.
“Vamos reforçar a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo, com infraestrutura adequada para receber os turistas internacionais e preparo para fazer negócios. Isso irá contribuir para o aumento da oferta de voos internacionais para o Brasil, para o barateamento das passagens e consequentemente para o desenvolvimento do setor de turismo no país”, explica o coordenador de Demanda e Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat.
O Routes World 2024 terá a participação de mais de 216 empresas aéreas, 215 aeroportos, cerca de 46 fornecedores da indústria, 36 empresas de promoção (tourism boards) e mais de 110 países.
“Sempre é uma honra poder representar os aeroportos brasileiros concedidos em agendas que fortalecem o setor aeroportuário brasileiro no cenário internacional e construindo oportunidades de negócios para a nossa indústria. O desenvolvimento de novas rotas de passageiros e cargas com foco na conectividade é vital para a competitividade e o acesso, cada vez mais inclusivo, à aviação”, acrescenta o presidente da ABR, Fábio Rogério Carvalho.
Outras edições
Os aeroportos brasileiros participam da Routes World há mais de 10 anos. A Embratur marcou presença na edição 2022, como convidado, e na edição 2023, em Istambul, pela primeira vez com estande próprio. A agência também participou dos Routes Américas de 2023, em Chicago, e de 2024 em Bogotá, além de ter iniciado a participação no Connect New World, no primeiro semestre de 2024
Acordo de cooperação
Em 2023, a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR) firmaram uma cooperação técnica para unir esforços na ampliação de voos para o Brasil, aumentando e facilitando a vinda de turistas estrangeiros ao país. Um plano de trabalho foi definido, com ações conjuntas a serem executadas nos aeroportos associados à ABR. Além da oferta de voos e do número de turistas estrangeiros nos terminais brasileiros, o acordo prevê melhorias na recepção e na comunicação com os viajantes internacionais. A parceria conta com o apoio dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.