08/10/2024 – O trade turístico italiano recebeu uma injeção de Brasil. A Embratur embarcou para o roadshow promocional dos destinos brasileiros que aconteceu na sexta-feira (4) em Nápoles, e nesta segunda (7), em Roma, em parceria com a organizadora Visit Brazil Travel & Cultural Association (Vbrata). A ação visou ampliar o conhecimento dos agentes de viagem do país europeu sobre como comercializar os destinos brasileiros. A rodada da Itália faz parte do Vbrata Roadshow Europa & Reino Unido.
Os dois dias de roadshow reuniram 100 operadores e agentes de viagem locais para apresentar destinos do Rio Grande do Norte, Bahia, Salvador, Ceará e Foz do Iguaçu (PR). O objetivo do evento foi gerar mais vendas e aumentar o número de turistas italianos que viajam para o Brasil. A ação focou na capacitação sobre o país, a cultura brasileira, os destinos e as experiências, gerando mais oportunidade de negócios e inserção das cidades turísticas brasileiras nas prateleiras do país europeu.
A ação faz parte da estratégia para maximizar a promoção do Brasil no mercado italiano, país em que as agências de viagem são muito influentes na tomada de decisão do turista pelas viagens. De acordo com números da Globadata, por exemplo, 63% das emissões aéreas para o Brasil em 2023 foram realizadas via trade.
Além disso, segundo o Portal de Dados da Embratur, o Brasil é o principal destino de italianos na América do Sul e o terceiro das Américas. De janeiro a agosto deste ano, o país recebeu 98.962 turistas da Itália. Já em 2023, foram 129.447. No comparativo entre as médias diárias, o número de chegadas de 2024 já é 14% maior que no ano passado no mesmo período.
Para completar, três rotas aéreas diretas conectam a Itália ao Brasil: Roma-São Paulo, pelas companhias ITA e Latam, Roma-Rio de Janeiro, pela ITA, e Milão-São Paulo, pela Latam. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que 2024 é um ano estratégico para fortalecer os laços entre os dois países.
“Tudo que a Embratur faz é com base em estudo. E, de acordo com uma pesquisa com o consumidor italiano, 76% possuem interesse em conhecer o Brasil e 21% já visitaram o nosso país. Estamos no ano em que celebramos 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil, e as conexões entre o Brasil e a Itália estão mais próximas. Então, é uma oportunidade muito boa para os nossos destinos se posicionarem”, explicou Freixo.
Vbrata
Fundada em 2011, a Vbrata é uma associação internacional sem fins lucrativos que congrega empresas aéreas, operadores de turismo, agentes de viagem e o trade turístico emissivo para o Brasil. Baseada em Londres, a associação se destina à promoção do Brasil e destinos patrocinadores da entidade junto ao trade emissivo europeu.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.