08/10/2024 – O trade turístico italiano recebeu uma injeção de Brasil. A Embratur embarcou para o roadshow promocional dos destinos brasileiros que aconteceu na sexta-feira (4) em Nápoles, e nesta segunda (7), em Roma, em parceria com a organizadora Visit Brazil Travel & Cultural Association (Vbrata). A ação visou ampliar o conhecimento dos agentes de viagem do país europeu sobre como comercializar os destinos brasileiros. A rodada da Itália faz parte do Vbrata Roadshow Europa & Reino Unido.
Os dois dias de roadshow reuniram 100 operadores e agentes de viagem locais para apresentar destinos do Rio Grande do Norte, Bahia, Salvador, Ceará e Foz do Iguaçu (PR). O objetivo do evento foi gerar mais vendas e aumentar o número de turistas italianos que viajam para o Brasil. A ação focou na capacitação sobre o país, a cultura brasileira, os destinos e as experiências, gerando mais oportunidade de negócios e inserção das cidades turísticas brasileiras nas prateleiras do país europeu.
A ação faz parte da estratégia para maximizar a promoção do Brasil no mercado italiano, país em que as agências de viagem são muito influentes na tomada de decisão do turista pelas viagens. De acordo com números da Globadata, por exemplo, 63% das emissões aéreas para o Brasil em 2023 foram realizadas via trade.
Além disso, segundo o Portal de Dados da Embratur, o Brasil é o principal destino de italianos na América do Sul e o terceiro das Américas. De janeiro a agosto deste ano, o país recebeu 98.962 turistas da Itália. Já em 2023, foram 129.447. No comparativo entre as médias diárias, o número de chegadas de 2024 já é 14% maior que no ano passado no mesmo período.
Para completar, três rotas aéreas diretas conectam a Itália ao Brasil: Roma-São Paulo, pelas companhias ITA e Latam, Roma-Rio de Janeiro, pela ITA, e Milão-São Paulo, pela Latam. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que 2024 é um ano estratégico para fortalecer os laços entre os dois países.
“Tudo que a Embratur faz é com base em estudo. E, de acordo com uma pesquisa com o consumidor italiano, 76% possuem interesse em conhecer o Brasil e 21% já visitaram o nosso país. Estamos no ano em que celebramos 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil, e as conexões entre o Brasil e a Itália estão mais próximas. Então, é uma oportunidade muito boa para os nossos destinos se posicionarem”, explicou Freixo.
Vbrata
Fundada em 2011, a Vbrata é uma associação internacional sem fins lucrativos que congrega empresas aéreas, operadores de turismo, agentes de viagem e o trade turístico emissivo para o Brasil. Baseada em Londres, a associação se destina à promoção do Brasil e destinos patrocinadores da entidade junto ao trade emissivo europeu.