FEIRA B2B

TTG Travel Experience: Embratur leva destinos de natureza e cultura para feira italiana

No evento, que é o mais importante da Itália para o trade turístico, Brasil também destacará diversidade e sustentabilidade em convite para europeus visitarem nossos destinos
TTG Travel/Divulgação
TTG Travel Experience, principal feira B2B do mercado italiano, acontece na cidade de Rimini a partir desta quarta (9)

08/10/2024 – A Embratur e parceiros cooperados levarão experiências autênticas de natureza, diversidade e cultura para a TTG Travel Experience 2024, o mais importante evento do turismo de lazer da Itália, que começa nesta quarta-feira (9) e vai até sexta (11), na cidade de Rimini. A Agência e o Sebrae Nacional enviaram para esta edição 13 coexpositores, destacando destinos importantes como Foz do Iguaçu (PR), Salvador e outros atrativos da Bahia, São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ), além do Ceará que estará presente com estande próprio. A expectativa é que a feira, voltada para o mercado B2B (entre empresas), reúna mais de 67 mil visitantes entre operadores e agentes de viagens dos trades italiano e restante da Europa.

A mensagem da Embratur será em defesa da diversidade, da sustentabilidade, o posicionamento da Marca Brasil, o estímulo da economia local por meio do turismo sustentável e a promoção de novas rotas Europa-Brasil. Será, também, um convite a descobrirem os destinos brasileiros e sua variedade de experiências culturais e gastronômicas com influências indígenas, africanas e europeias.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Itália é um mercado estratégico em recuperação para o Brasil. A promoção internacional visa recuperar o crescimento e a notoriedade do Brasil. O objetivo é o aumento do volume de turistas italianos no país e a geração de negócios entre o trade nacional e o italiano. 

“De acordo com a pesquisa Penta realizada com consumidor final, encomendada pela Embratur, 76% dos italianos possuem interesse em conhecer o Brasil e 21% já nos visitaram, demonstrando a importância da promoção no mercado italiano tanto para o aumento de turistas internacionais nos nossos destinos, quanto para a geração de negócios entre empresas dos dois países”, destacou. 

“Além disso, estamos celebrando 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil e as conexões entre Brasil e Itália estão mais próximas, sendo uma oportunidade para mais destinos brasileiros se posicionarem no mercado”, completou Freixo.

De acordo com a Globadata, 63% das emissões aéreas da Itália para o Brasil em 2023 foram realizadas via trade turístico, o que mostra a importância da aproximação entre destinos e o setor privado das agências e operadoras italianas. 

Além disso, segundo o Portal de Dados da Embratur, o Brasil é o principal destino de italianos na América do Sul e o terceiro das Américas. De janeiro a agosto deste ano, o país recebeu 98.962 turistas da Itália. No comparativo entre as médias diárias, o número de chegadas de 2024 já é 14% maior que no ano passado no mesmo período.  Em todo o ano passado, 129.447 italianos visitaram nossos destinos.

Ações na TTG
Após longo hiato, a Embratur está de volta pelo segundo ano consecutivo à TTG Travel Experience. A programação na feira incluirá experiências de gastronomia como cooking shows e masterclasses de caipirinha, e sorteios de viagens para o Brasil junto com companhias aéreas.

Em parceria com o grupo Alpitour e operadora Turisanda, que agrega  cerca de 15.000 agentes de viagens, a Embratur sorteará uma viagem ao Rio de Janeiro. A Agência e o grupo realizam campanhas cooperadas desde julho. As ações incluem promoções voltadas também ao consumidor final nas lojas de departamento COIN por toda a Itália.

Pensando na promoção da nova rota para Salvador via Paris, que inicia em 28 de outubro, a Air France, em parceria com a Embratur, e apoios da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), realizará sorteio de viagem para agentes de viagens conhecerem a capital baiana.

Já no caso da promoção da nova rota Itália-Manaus (AM) via Lisboa, que inicia em 04 de novembro, junto com a campanha da Embratur “Amazônia Brasileira: Uma Jornada Interior”, a TAP Air Portugal, a Embratur, e a Amazonastur irão sortear uma viagem com destino à capital amazonense e à floresta amazônica. 

Atualmente, a Itália possui a oferta de três rotas diretas para o Brasil: Roma-São Paulo, operada pelas companhias aéreas ITA e Latam; Roma-Rio de Janeiro pela ITA, e Milão-São Paulo operada pela Latam.

Vbrata
Para otimizar a presença e ampliar a oportunidade de promoção do Brasil no trade italiano, a Embratur participou, nos dias que antecederam à TTG, do Roadshow Brasil realizado pela Associação Visit Brazil Travel Association (Vbrata). A ação passou pelas cidades de Nápoles, na sexta-feira (4), e Roma, nesta segunda (7), onde a Agência participou de rodada de negócios com dezenas de agentes de viagens e operadoras: 46 no primeiro encontro e 52, no segundo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.