16/10/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o ministro do Esporte, André Fufuca, se reuniram para pensar juntos a promoção internacional do Brasil a partir de grandes eventos esportivos. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (16) na sede da pasta, em Brasília (DF). O objetivo é fortalecer a presença dos produtos turísticos brasileiros nos Estados Unidos, que é o segundo maior emissor de turistas para os destinos nacionais.
Conforme explicou Freixo, a ideia é intensificar a promoção de destinos nacionais nos EUA aproveitando os grandes eventos esportivos dos próximos anos: Mundial de Clubes Masculino (2025) e Copa do Mundo Masculina (2026). As iniciativas estarão focadas em ampliar o número de turistas internacionais durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada no Brasil em 2027.
Além das ações para divulgar o país nos eventos esportivos na América do Norte, a Embratur aguarda a definição dos grupos nas cidades brasileiras que sediarão o Mundial Feminino, para então definir uma estratégia de divulgação nos países participantes.
Nesse caso, a Agência vai trabalhar com os trades turísticos dos estados e municípios para preparar as regiões para receber turistas internacionais. Ao mesmo tempo, o plano é fazer campanhas internacionais junto aos trades e o público final dos países que enviarão suas respectivas seleções para atrair esses turistas tanto para os jogos quanto para conhecer outros destinos e atrações brasileiras.
A estratégia de divulgação discutida entre Freixo e Fufuca também envolve o aumento da permanência e do gasto desses turistas nos destinos. “O esporte é um vetor de viagem e nossa intenção é aproximar as ações da Embratur e do ministério. Os Estados Unidos são um importante emissor de turistas para o Brasil e são muito apaixonados por futebol. Esses turistas podem vir para o Brasil assistir aos jogos e conhecer, por exemplo, a Amazônia e outras regiões”, explicou o presidente da Embratur.
O ministro do Esporte se mostrou otimista. “Somos um país com muita centralidade. Eu acho que a quantidade de pessoas que teremos nas disputas vai ser muito grande. Vai ser casa cheia em todas as cidades que receberem jogos”, comentou Fufuca.
Além do presidente da Embratur e do ministro, também participaram do encontro o secretário executivo do ministério, Diego Galdino de Araújo, o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor e ex-jogador Athirson Mazzoli, e o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Bruno Reis.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.