16/10/24 – A Embratur participa desde segunda-feira (14) da 7ª edição do Remote Immersion, evento voltado para o segmento de luxo que segue até esta quinta (17) na comuna de Puyehue, no Chile. O encontro reúne mais de 250 participantes, entre profissionais de turismo, representantes de hospedagens independentes e DMCs (empresas especializadas em gerir e organizar serviços turísticos), e conta com a presença de 90 compradores internacionais de 18 países da Europa e dos Estados Unidos.
Organizado pela Remote Latin America, o evento atraiu, ainda, mais de 100 expositores, entre eles brasileiros, para encontros de negócios que oferecem as experiências e produtos do Brasil voltados também para outros segmentos, como ecoturismo. Depois do Chile, a Remote Immersion, que acontece em destinos de experiências de luxo fora do circuito tradicional de turismo, terá duas edições em 2025: a primeira em maio, na cidade de Antigua, na Guatemala, e a segunda aqui no Brasil, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, no mês de outubro.
A supervisora de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Rafaela Lehmann, que participa do encontro, destacou a importância de o Brasil marcar presença na edição chilena e ter conseguido captar o evento para o próximo ano. “Participar de eventos nichados como o Remote é extremamente importante para o posicionamento da Embratur nos mercados e segmentos considerados prioritários para a promoção internacional do Brasil, ainda mais quando teremos uma das edições de 2025 sendo realizada na Chapada dos Veadeiros. Nesse sentido, estamos apoiando o estado de Goiás na promoção do evento e trazendo ainda mais turistas e desenvolvimento sustentável para a região”, avaliou.
O Remote Immersion é um evento boutique itinerante, focado em exclusividade e curadoria personalizada, e que acontece em destinos remotos da América Latina desde 2016. A plataforma de eventos Remote Latin America conecta hoteleiros e DMCs com designers de viagem, que são operadores e agências de viagem de alto padrão especializados em planejar viagens focadas em necessidades e experiências personalizadas para cada cliente.
A Embratur atuou na captação do evento para o Brasil com foco na diversificação da promoção de destinos nacionais. O lançamento da edição aconteceu na feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo, no mês passado, em Brasília (DF).
Números
Desde a primeira edição, o Remote Immersion já reuniu mais de 311 compradores. Em relação ao alcance das mídias sociais e das ferramentas de comunicação do Remote Latin America, o portal oficial do evento recebe mais de 30 mil visualizações por ano, o Instagram oficial mais de 10 mil impressões por mês e a taxa de abertura das newsletters é de 40%, considerando os 3,5 mil contatos de correspondência.
Em 2023, os principais países emissores de turistas internacionais para o estado de Goiás foram Estados Unidos, Inglaterra e Portugal.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.