17/10/24 – A participação da Embratur no principal evento do setor turístico paraguaio, a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR) 2024, rendeu à Agência o prêmio de melhor estande do evento. Realizado entre os dias 11 e 13 de outubro, na capital Assunção, a feira teve o objetivo de integrar os setores turísticos dos países no Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela) a partir de reuniões de negócios, divulgação e oferta dos destinos turísticos das nações participantes.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o reconhecimento é reflexo da oferta em diversidade, cultura e sustentabilidade dos destinos brasileiros. “Receber o prêmio de melhor estande na principal feira de turismo do Paraguai é mostrar para os vizinhos da América do Sul, e para o mundo, que os nossos destinos são uma vitrine do que temos de melhor para oferecer aos visitantes internacionais: muita cultura, muita história, muitos saberes, sabores e sustentabilidade. É um convite irrecusável para que mais turistas venham nos conhecer”, reforçou.
A Embratur, em parceria com o Sebrae, levou para a FITPAR 2024 elementos da brasilidade gastronômica das regiões do Brasil, como coffee tasting e experiências gastronômicas e culturais, como cooking shows e master class de caipirinha. Além de degustar sabores brasileiros, os visitantes também assistiram à apresentação de um grupo de samba no próprio estande e no palco principal do evento.
Segundo informações do Portal de Dados da Embratur, o Paraguai é o quarto país que mais envia turistas ao Brasil. De janeiro a setembro deste ano, 343.723 visitantes do país vizinho vieram conhecer os destinos brasileiros.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.