21/10/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta segunda-feira (21), da live “A riqueza do turismo – Caminhos do Brasil”, promovida pelos jornais O Globo e Valor Econômico e pela rádio CBN. Na ocasião, Freixo afirmou que espera ultrapassar o recorde registrado em 2023, de US$ 7 bilhões em receitas, com a entrada de turistas estrangeiros no país até o final do ano. Entre janeiro e agosto, as receitas com a entrada de turistas estrangeiros foram de US$ 4,8 bilhões. O valor já é superior aos US$ 4,4 bilhões registrados no mesmo período do ano passado.
Mediada pela jornalista Glauce Cavalcanti e pelo coordenador da sucursal do Valor em Brasília, Marcello Corrêa, a live contou ainda com as participações do ministro do Turismo, Celso Sabino, e da presidente do Conselho da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.
Para bater o recorde da receita registrada com a entrada de turistas em 2023, Freixo afirmou que é fundamental o trabalho conjunto entre a Embratur, o Governo Federal e os demais segmentos do turismo.
“O turismo irá superar esse recorde por meio da geração de emprego e renda, sobretudo em outubro, novembro e dezembro, que são os meses de maior ingresso de turistas internacionais no fim de ano. Neste ano de 2024 haverá uma receita ainda maior. Temos aqui uma cadeia democrática de emprego e renda que acessa desde o motorista de aplicativo até os donos de hotéis. Queremos que essa tendência seja sempre crescente”, pontuou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a realização de eventos internacionais também irá influenciar no aumento das receitas.
“Eventos como a COP 30, por exemplo, que irá acontecer em Belém (PA), no final de 2025, será excelente para a promoção do turismo do Brasil. É nesse momento que vamos passar a melhor imagem do Brasil e isso vai fazer com os turistas venham, conheçam e voltem outras vezes ao Brasil”, comentou.
Para a presidente do Conselho da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Nacional, Ana Carolina Medeiros, é preciso investir em parcerias conectadas para trazer o turista internacional.
“Os números são muito animadores, temos que trabalhar em conjunto para recebermos esses turistas. Como trabalhamos com receptivo, para nós, ABAV, é importante fazermos um bom trabalho para que o turista venha, conheça os destinos e volte em outras oportunidades. O turismo gera imediatamente emprego e renda, gira a economia, traz resultado positivo tanto para iniciativas privadas, quanto públicas”, ressaltou.
Rio Grande do Sul
A reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), e a reconstrução de outras áreas afetadas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul também foram temas abordados na live.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comentou que a responsabilidade que o Governo Federal assumiu na reconstrução do estado foi bastante necessária e citou o plano de promoção dos destinos gaúchos a ser desenvolvido pela Agência.
“Rio Grande do Sul é muito importante para a Região Sul. Estamos falando de um estado importante para o turismo, onde temos o Festival de Cinema de Gramado, o Natal Luz, enoturismo e diversos outros atrativos. Na nossa estratégia para apoiar a reconstrução do estado temos uma campanha publicitária na América Latina, press trip e famtour com jornalistas e operadores de turismo internacionais, que tem como principal meta gerar emprego e renda para as pessoas da região”, reforçou.
“O aeroporto Salgado Filho voltou a operar no dia 21 de outubro e, em dezembro, começará a receber voos internacionais. Estamos desde já estimulando o interesse e a demanda pelos destinos gaúchos no mundo”, acrescentou Freixo.
Afroturismo
Na live, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também falou sobre um dos eixos-centrais da Agência: o afroturismo. Segundo ele, a promoção internacional do segmento é também uma oportunidade para o⁰ Brasil resgatar a própria história.
“O afroturismo é uma oportunidade do Brasil se conhecer. E, apesar de muita gente achar que só se tem afroturismo na Bahia, podemos dizer que é no país inteiro. O afroturismo é a história da gastronomia, da cultura, da nossa própria história, que não existe sem a herança da história africana. O nosso objetivo é resgatar, valorizar, e principalmente de gerar novos negócios no turismo liderados pela população negra em seu território, gerando desenvolvimento econômico e social, e combatendo o racismo”, pontuou.
A live contou com patrocínio do Sistema Comércio, através da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de suas federações.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.