AVISO DE PAUTA

Embratur lança documentário sobre afroturismo em cinema de Salvador

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participa da exibição inédita da produção audiovisual neste sábado (26), às 14h, em sessão aberta ao público
Divulgação
O evento será realizado às 14h e é aberto ao público, que deverá retirar o ingresso através do Sympla

21/10/2024 – A Embratur lança o documentário Afro – Das Origens aos Destinos, no sábado (26), no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, em Salvador. O evento será realizado às 14h e é aberto ao público, que deverá retirar o ingresso através do Sympla. Contará com a presença de artistas, lideranças religiosas e autoridades que realizarão um debate, após a exibição do filme, sobre o papel do turismo na valorização da cultura de matriz africana.

O documentário conta com a participação de Vovô do Ilê, Tonho Matéria, Padre Lázaro (da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos), babalorixá Pai Pote (do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê),  banda ÀTTOOXXÁ, artista plástico Alberto Pitta, agitador cultural Clarindo Silva, Dona Dalva do Samba, entre outros. O filme aborda a influência africana na musicalidade brasileira, na gastronomia, na religiosidade e na formação do Recôncavo Baiano e da capital Salvador. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participa da exibição inédita do documentário. No evento, ele anunciará os investimentos realizados pela Agência nas ações que serão realizadas em Salvador durante o Novembro Negro, mês marcado por um extenso calendário de atividades de exaltação da cultura de matriz africana. 

“Faço o convite para que venham participar desse momento de celebração, mas também de reflexão sobre como devemos amplificar ainda mais essa potência que é a cultura de matriz africana da Bahia, com o objetivo de resgate e valorização, mas principalmente de gerar novos negócios no turismo liderados pela população negra em seu território, gerando desenvolvimento econômico e social, e combatendo o racismo”, destaca Freixo.  

Na atual gestão da Embratur, a promoção internacional do afroturismo brasileiro tem sido uma prioridade. De forma inédita, o segmento protagonizou uma campanha publicitária veiculada nos Estados Unidos, que foi premiada internacionalmente. O afroturismo também conquistou espaço no estande da Embratur nas feiras internacionais de turismo, e foi o principal motivador para a realização de press trips (viagens com jornalistas e influenciadores digitais estrangeiros) à Bahia e ao Rio de Janeiro.  

 

SERVIÇO

Lançamento documentário Afro – Das Origens aos Destinos

Dia: 26/10

Local: Cine Glauber Rocha, Praça Castro Alves, 5 – Centro, Salvador (BA)

Horário: 14h

Confirme presença: https://www.sympla.com.br/lancamento-do-documentario-afro-das-origens-aos-destinos__2690071

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.