23/10/24 – A cidade de Curitiba, no Paraná, está entre os melhores destinos de tendências de viagens do Best in Travel 2025 da Lonely Planet, um dos maiores e mais tradicionais guias de turismo do mundo. A capital paranaense é a única brasileira em um ranking com outras 29 cidades ao redor do mundo. O prêmio será entregue durante a World Travel Market (WTM) 2025, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, em Londres, na Inglaterra.
O Paraná é o quarto estado que mais recebeu turistas internacionais, entre janeiro e setembro deste ano. Foram 675.108 visitantes de outros países, segundo o Portal de Dados da Embratur. O estado também tem o maior índice de entrada de turistas estrangeiros via terrestre: foram 644.942 nos nove primeiros meses do ano. A maioria dos visitantes é da América do Sul. Três companhias aéreas com viagens internacionais operam no Paraná: Aerolineas Argentinas, Latam e Azul.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o fato de Curitiba figurar entre os 30 melhores destinos de tendências para o ano que vem é resultado do investimento em turismo na capital e em todo o estado.
“Não podemos mais fechar os olhos para o desenvolvimento econômico que o turismo traz para o Brasil. O turismo representa 8% do PIB brasileiro, movimenta a economia e gera emprego e renda. A capital, Curitiba, e todo o estado do Paraná entenderam isso faz tempo. Investiram e continuam investindo em transporte, rede hoteleira, além dos atrativos do turismo de natureza, ecoturismo, enoturismo e diversos outros segmentos”, avaliou.
O que Curitiba tem?
A capital paranaense foi eleita pela Lonely Planet por ser uma cidade que se sobressai pela beleza natural e arquitetônica. Segundo a publicação, Curitiba tem três grandes destaques: a arte e uma exposição sobre o arquiteto Niemeyer no Museu Oscar Niemeyer; o Jardim Botânico e o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, cidade a 70 quilômetros de distância.
“Estar entre os 30 selecionados é a coroação de um trabalho intenso realizado nos últimos anos, fruto de um grande esforço de posicionamento do destino Curitiba no mercado turístico global. Esse reconhecimento reflete a eficácia das ações que visaram à projeção internacional da nossa cidade, consolidando nossa gestão turística baseada em inovação, inteligência e uso de dados”, afirmou a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.
Ela ressaltou, ainda, que Curitiba oferece uma combinação singular de atrativos que contribuem para essa projeção internacional.
“A cidade se destaca por suas soluções urbanas inovadoras e mundialmente conhecidas, pela qualidade de vida oferecida aos seus cidadãos e pela vasta oferta de espaços culturais e de convivência. Além disso, o compromisso com a sustentabilidade é uma das nossas principais marcas, o que nos coloca entre as cidades mais verdes do mundo”, finalizou Tatiana Turra.
Quer conhecer a lista dos 30 melhores destinos segundo a Lonely Planet? Acesse: https://www.lonelyplanet.com/best-in-travel.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.