PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur discute fortalecimento do turismo regional no interior do Rio de Janeiro com grupo de prefeituras

Reunião com Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense serviu para debater os caminhos para fortalecer e desenvolver novos produtos turísticos e novas experiências
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo recebeu membros do Cidennf na sede da Embratur, em Brasília

23/10/2024 – A Embratur e o Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) estão discutindo os caminhos para fortalecer as experiências turísticas rurais da região. Nesta quarta-feira (23), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com a presidente do consórcio, Fátima Pacheco, e prefeitos de municípios do Rio para conversar sobre as ferramentas para auxiliar o trade turístico local no melhor caminho para promoção internacional do interior do estado.

A região da Rota Caminhos do Açúcar agrega fazendas históricas, turismo de natureza e também o Quilombo Fazenda Machadinha, que fica em Quissamã (RJ). Freixo destacou a importância do afroturismo como um atrativo para a região e sugeriu a Fátima um encontro na comunidade quilombola com os prefeitos que fazem parte do consórcio e autoridades do governo para trazer mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Cidennf.

Para Freixo, interiorizar o turismo no Rio é uma oportunidade de impulsionar o turismo internacional no estado. “Incentivar o turismo nessas cidades no norte e noroeste fluminense pode ser um atrativo para o visitante internacional, para que ele fique por mais tempo no Brasil, conheça além do sol e praia do Rio de Janeiro; que ele conheça mais a nossa gastronomia, nossa cultura e aumente o ticket médio aqui no nosso país. E é preciso expandir essas regiões com grande potencial de ecoturismo e turismo de negócios”, disse. 

Já o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou a importância de “fortalecer novos produtos e novas experiências no Brasil”. “É muito importante entender como a organização do consórcio consegue trazer para a luz as iniciativas municipais. O trabalho em conjunto com a Embratur vai ser de aproximar para a tomada de decisão em relação à inteligência de dados, produção de uma marca e de um posicionamento turístico dessa região, para que a gente tenha turistas internacionais chegando no curto e no médio prazo”, explicou.

A presidente do consórcio, Fátima Pacheco, por sua vez, afirmou que a proximidade com a Agência será importante para o fortalecimento da região. “Nossa intenção é se preparar para receber o turista cada vez mais e caminhar também, para receber inclusive o turista internacional. Uma vez que a gente vai qualificar o trade, vai integrar essa rede nacional e mostrar as riquezas tanto naturais quanto históricas que a gente tem lá no interior”, detalhou.

Após o encontro, a área técnica do Cidennf participou de uma conversa com o gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais (MICE), Alexandre Nakagawa, o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, e o assessor de Relações Internacionais, Paulo Lins, para conhecer o painel de dados e outras ações da Agência que podem se adequar melhor para o fortalecimento e promoção dos produtos turísticos do norte e noroeste fluminense.

Dados positivos
De acordo com informações do Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, de janeiro a setembro de 2024, 1.075.879 de turistas internacionais – um aumento de 25,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em setembro, a alta foi de 41,2% – enquanto em 2023 foram 82.149 viajantes internacionais desembarcando no estado, em todo o mês passado foram 116.004.

Os dados foram divulgados na segunda-feira (14) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal. No país, entre janeiro e setembro de 2024, o número total de turistas vindos de outros países subiu 12%, com direito a resultado recorde para o mês de setembro em toda a série histórica, iniciada em 1989: ao todo, 445.389 viajantes desembarcaram no Brasil, 26,4% a mais que em setembro de 2023. Nos primeiros nove meses do ano, o país já contabiliza 4.897.671 de turistas internacionais.

Caminhos do Açúcar
O encontro desta quarta aconteceu depois de um encontro virtual entre representantes da Embratur e do Cidennf, na última terça-feira, para tratar da divulgação do Festival Regional Caminhos do Açúcar, que acontecerá em 2025. O evento integra o Projeto da Rota Regional Caminhos do Açúcar e reúne empresários da gastronomia fluminense, feira de produtores, palestras, oficinas de gastronomia e música com o objetivo de incentivar novos negócios, network e contribuir para o desenvolvimento do turismo regional no estado do Rio. 

O Festival Regional Caminhos do Açúcar celebra a história, cultura e turismo locais e regionais em uma ampla variedade de atrativos relacionados à religiosidade, gastronomia, esportes, lazer e patrimônio. A iniciativa, segundo os organizadores, é um impulso ao turismo regional, com valorização das belezas naturais, de atrativos culturais e o desenvolvimento socioeconômico.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.