25/10/24 – A Embratur apoia, pela segunda vez consecutiva, o maior rally de kitesurf de longa duração do planeta. A 4ª Edição do Sol Sertões Kitesurf 2024 começou na última quarta-feira (23) e segue até este sábado (26) no estado do Ceará. Os velejadores do Brasil e de outros cinco países – Portugal, Argentina, Suíça, Inglaterra e França – irão percorrer 400 km, indo de Fortim até Preá, no município de Cruz. No trajeto, o Beach Park, um dos pontos turísticos mais famosos do estado, receberá os competidores com a Vila Kite e uma festa temática após 110 km de percurso.
Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, o apoio da Agência faz parte da ativação de vários segmentos turísticos ao mercado internacional, como o de aventura, natureza, sol e praia. Além disso, segundo ele, o evento movimenta a economia e promove o desenvolvimento do estado.
“Para a Embratur, apoiar o Sertões Kitesurf, pelo segundo ano consecutivo, amplia nossa promoção internacional do turismo de aventura, que conta com diversos destinos do litoral brasileiro com as melhores condições de ventos para a modalidade. Além disso, reforça que há geração de oportunidades de trabalho e renda, para muitas comunidades em destinos turísticos remotos, que se preparam cada vez mais para uma experiência de alto padrão de segurança e qualidade aos turistas internacionais, com empreendimentos comprometidos com a conservação, como os ‘kite clubs’, com a gastronomia e a cultura brasileiras”, reforçou.
Os velejadores estão divididos em nove categorias: PRO, Elite, PRO Business, Adventure, Master, Gran Master, PRO Junior, Wing PRO e Experience. Assim como nas demais vertentes do Sertões, o Sol Sertões Kitesurf realiza, nos três dias de competição, ações de compromisso social e ambiental com mutirões de saúde nos municípios de Itarema, Acaraú e Cruz (Preá). Além disso, o Concurso de Artes Sertões incentiva a participação de alunos das escolas locais com premiações para os melhores trabalhos.
Destino: Ceará
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, de janeiro a setembro deste ano, o Ceará foi o sétimo estado que mais recebeu turistas internacionais. Foram 61.700 visitantes vindos, principalmente, de Portugal, Estados Unidos, França, Itália e Argentina por vias aérea e marítima.