28/10/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, juntamente com o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, e o gerente de Inteligência de Dados, Fábio Montanheiro, estiveram reunidos com o trade turístico da Bahia, nesta segunda-feira (28), em Salvador. Às vésperas do mês da Consciência Negra, Embratur e Bahia firmaram compromissos que ampliam as ações do turismo internacional no estado. Eles também participaram do lançamento do novo voo ligando a capital baiana a Paris, capital da França, operado pela Air France.
No encontro com o trade, que contou com a presença da presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, e de autoridades locais, Marcelo Freixo destacou que o turismo corresponde a 8% do PIB nacional, mas tem um potencial enorme para crescer, sobretudo com os atores do setor atuando em parceria. “Esse é um número expressivo, mas com um potencial gigante para crescer. E o que a gente tem na Embratur é uma grande possibilidade de trabalho em parceria, com diálogo com os governos municipais, mas fundamentalmente com a sociedade civil”, observou.
O secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, agradeceu o apoio de Freixo no fortalecimento do setor, que é um dos que mais gera emprego e renda no estado. “A partir de janeiro de 2023, o Brasil, e em particular a Bahia, começaram a viver um novo momento: com a chegada do presidente Lula, a ascensão de Marcelo Freixo à presidência da Embratur, começamos a modificar a posição do Brasil no mercado internacional do turismo. O Governo da Bahia se uniu às políticas da Embratur e do Ministério do Turismo, e o Brasil voltou, e voltou muito forte ao mercado mundial”, declarou.
À frente da diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur desde julho, Bruno Reis pontuou que é importante a aliança entre a Agência e os atores do turismo da Bahia para atrair mais turistas internacionais para o estado, e colocou a área técnica da Agência à disposição do trade, para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de promoção internacional.
Reis fez uma apresentação mostrando como têm sido desenvolvidas as ações da Embratur para atrair mais visitantes ao país. “Quando a gente fala de campanha cooperada, que é uma tática nova que a Embratur tem usado nesse um ano e meio de gestão, não adianta ir, por exemplo, somente à Fitur (Feira Internacional de Turismo), em Madri, uma vez por ano, e depois não ativar o mercado espanhol de maneira sinérgica. Eu preciso fazer a ativação no mercado espanhol num olhar de 360º: então, eu tenho que trazer o jornalista, convidar o operador de turismo, fazer uma capacitação, relacionamento com as companhias aéreas, tenho que falar com um influenciador de viagem. Só ir para a feira uma vez por ano não adianta para fazer performance de mercado”, exemplificou o diretor.
Voo Air France
Além do encontro com o trade da Bahia, houve a recepção da chegada do primeiro voo Paris-Salvador. O voo inaugurou, na tarde desta segunda, a nova rota operada pela Air France que liga a Europa à Bahia. Serão três voos semanais.
“Esse voo tem uma importância enorme, porque a relação com a França está voltando depois de anos de rompimento. Então, esse é o Brasil que voltou”, ressaltou Freixo.
Entre as autoridades que participaram da recepção ao novo voo, no Aeroporto Internacional de Salvador, também estava o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A Embratur deu o start nas ações do mês da Consciência Negra, no último sábado (26), com o lançamento do documentário ‘Afro – Das Origens aos Destinos’. A produção audiovisual da Agência foi exibida na sala de cinema Glauber Rocha e aborda a influência africana na musicalidade brasileira, na gastronomia, na religiosidade e na formação do Recôncavo Baiano e da capital soteropolitana.
Outra importante ação de promoção da capital baiana para marcar o mês será uma press trip com jornalistas estadunidenses.
A Agência vem realizando um trabalho de aproximação com empresas e governos para compreender com mais profundidade as necessidades locais no fortalecimento da promoção internacional de destinos brasileiros.
O mundo na Bahia
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, o número de entradas de turistas internacionais na Bahia de janeiro a setembro deste ano, 94.703, já superou o acumulado de 12 meses de 2023, que foi de 92.059. E no comparativo dos primeiros dos primeiros nove meses, o registro de turistas internacionais no estado cresceu 58,4% em 2024. As chegadas no período no ano passado ficaram em 59.754.
O número de visitantes internacionais no estado, porém, é ainda maior, já que também existem turistas que entraram por outras unidades federativas e incluíram a Bahia em seus roteiros. Para completar, nos primeiros seis meses de 2024, os principais países emissores de turistas para a região foram Portugal, Peru, França e Estados Unidos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.