30/10/2024 – A Embratur e a prefeitura de Maragogi (AL) assinaram uma parceria pela regeneração dos corais do destino. O projeto será desenvolvido pela Biofábrica de Corais, com aporte da Agência, e a restauração fortalecerá o município para a promoção internacional a partir do turismo regenerativo. O diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, se reuniu com o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, e o secretário de Turismo do município, Diego Vasconcelos, nesta terça-feira (29), para oficializar a cooperação.
A ação custará R$ 150 mil e inclui o plantio de corais pela Biofábrica para regenerar a fauna local; o desenvolvimento de roteiros turísticos; a integração da comunidade com capacitação de guias e líderes para que a população se engaje na proteção do bioma; e o desenvolvimento de ferramentas para facilitar a adoção de corais. Participaram do encontro, também, a coordenadora da ESG da Agência, Marina Barki, e o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa.
Durante a reunião, Gevaerd lembrou que a Embratur já vem trabalhando com a Biofábrica de Corais em Porto de Galinhas (PE), e que o turismo regenerativo tem um valor agregado fundamental para o turismo internacional e é parte estratégica das ações da Agência. “Firmamos parceria com a prefeitura de Maragogi e a Biofábrica de Corais para investir na regeneração desse ecossistema na região. A ideia é que a gente use o turismo regenerativo e a preservação ambiental como forma de promoção internacional do Brasil”, explicou.
Marina Barki explicou que a iniciativa busca aliar regeneração ambiental ao desenvolvimento econômico da região, promovendo a chegada de turistas internacionais e gerando maior investimento na economia local.. “A parceria da Embratur com a Biofábrica de corais ganha mais importância, porque pegamos o projeto de Porto de Galinhas e replicamos em Maragogi. Então a gente vai poder regenerar ainda mais a costa brasileira e trazer cada vez mais turistas internacionais para conhecer o nosso Brasil”, afirmou a coordenadora.
Durante o encontro, o prefeito de Maragogi destacou que a perda de corais é efeito das mudanças climáticas. Segundo ele, a perda dessa fauna traria prejuízos ambientais e econômicos para toda a região. O secretário de Turismo comemorou a união de esforços. “Estamos muito felizes com essa parceria, esse termo de cooperação com a Embratur vai salvaguardar os nossos corais e criar resiliência para que a gente possa transplantar novamente esses corais para o nosso meio ambiente e regenerar o nosso ecossistema, tão importante para o turismo de Maragogi”, lembrou Vasconcelos.
Inovação e meio ambiente
A Biofábrica de Corais é uma startup brasileira que desenvolve uma série de atividades que envolvem a educação ambiental e a utilização de ferramentas biotecnológicas para gerar processos e serviços que favoreçam a restauração dos recifes, através do cultivo de corais.
A Startup atua com o foco em gerar bens, produtos, processos e serviços que contribuam para a reconstituição recifal. Neste processo, as pessoas integradas ao ambiente recifal são elementos fundamentais para o sucesso das ações de restauração. Em parceria com a Biofábrica, a Embratur busca fortalecer seu posicionamento de um turismo regenerativo que auxilia na restauração de recifes de corais na costa brasileira
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.