05/11/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a secretária de Turismo do Rio de Janeiro (RJ), Daniela Maia, para discutir uma parceria entre as duas instituições. A ideia é levar para países da Europa a exposição Rio Carnaval, que reúne imagens do primeiro Carnaval da capital fluminense após a pandemia de Covid-19, que aconteceu fora de época, em abril de 2022. A reunião aconteceu na sede da Agência, em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira (5).
Dani Maia propôs que a divulgação comece por Paris, em 2025, aproveitando o Ano do Brasil na França, que vai até junho. Também participaram da reunião o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa, que dará continuidade às conversas com a Secretaria de Turismo e a Prefeitura do Rio, e a chefe de gabinete de Dani Maia, Cecilia de Moraes.
A prefeitura inaugurou a exposição Rio Carnaval em fevereiro último, no Museu de Arte do Rio (MAR). A mostra tem curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia, e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, e faz parte da agenda de eventos da cidade para o G20. São 82 telas selecionadas a partir de mais de 800 fotos e filmagens assinadas pelos fotógrafos Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, ao lado do artista plástico Vik Muniz.
Para o presidente da Embratur, a parceria com a Prefeitura do Rio ajudará a promover a principal festa brasileira no exterior. Marcelo Freixo sugeriu conversas com embaixadas brasileiras na Europa, aeroportos e companhias aéreas para buscar apoio. “Temos o maior interesse em botar o Carnaval do Rio na Europa. É uma das mais importantes portas de entrada para o turismo no Brasil”, afirmou Freixo.
Por sua vez, Dani Maia lembrou que a exposição ajuda a mostrar a economia criativa e a produção artística e cultural que existe para além dos desfiles das escolas de samba. “Essa exposição é uma potência para atrairmos atenção para o Rio de Janeiro com arte e cultura. Temos muito para falar a partir desse trabalho, mostrar o que é o Carnaval, que vai muito além do desfile”, disse a secretária.
Chegada de turistas
O estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 41,21% na entrada de turistas internacionais em setembro deste ano em relação ao nono mês do ano passado. O registro de chegadas subiu de 82.149 visitantes em 2023 para 116.004 em 2024.
O estado também apresentou aumento expressivo no acumulado de janeiro a setembro, indo de 855.645 no ano anterior para 1.075.879 no atual, representando alta de 25,7%. Os dados são da Embratur com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.