07/11/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, participaram de uma reunião com o Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís (MA), a sociedade civil e órgãos do governo federal para discutir o afroturismo como política pública no estado nordestino. O encontro, por videoconferência, serviu para que o governo estadual, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de São Luís (Compir), a Feira MA Preta e a Diáspora.Black apresentassem experiências de investimentos em afroturismo.
O objetivo do grupo é posicionar a região como referência nesse modelo de negócio turístico, compartilhar experiências, debater práticas de investimento e políticas públicas, e promover a colaboração institucional. No início do encontro, Freixo fez uma defesa do segmento para o turismo brasileiro. O afroturismo é considerado estratégico para a Agência, pois impulsiona a promoção internacional do Brasil ao mesmo tempo que fortalece a autoestima cultural e o resgate histórico dos povos pretos do país, fomenta o turismo de base comunitária e gera autonomia, desenvolvimento econômico, emprego e renda.
Além de Freixo e Tania, participaram do encontro a vice-prefeita da capital maranhense, Esmênia Miranda, o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos, e a secretária dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lilia Raquel. A discussão contou ainda com as presenças de Ana Rosa Silva, da Feira MA Preta, Fellipe Reis, do Compir, Carlos Humberto, do Diáspora.Black, Fernanda Thomaz, representando o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), Marcos Motta, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e outros convidados.
Freixo afirmou que o Maranhão é “o braço e as pernas do afroturismo no Brasil”. De acordo com o presidente da Embratur, a pauta do afroturismo precisa estar presente em todo o Brasil, por se tratar de uma questão de identidade nacional.
“O afroturismo não é um souvenir, ele é estruturante, gerador de emprego e renda, ele é a identidade nacional. Não tem história do Brasil sem a história africana. Dentro do trade, é um produto dos mais importantes que a gente tem na construção da imagem nacional, na hora de atrair turistas internacionais”, disse o presidente da Agência, através de videoconferência.
“A gente tem usado o afroturismo como um elemento decisivo na promoção do Brasil em todos os mercados. Isso tem um retorno enorme. Não é só no mercado norte-americano, que já é mais conhecido, mas isso aparece com força já no mercado sulamericano, no mercado europeu. A gente está vendo o quanto cresce, a gente precisa buscar mais conexão aérea vinculada a esses mercados e vinculada ao afroturismo. A gente quer que a produção de vídeos que a gente vai fazer sobre afroturismo esteja nos aviões, e em todo o material de divulgação do Brasil enquanto destino turístico”, acrescentou.
Freixo lembrou, ainda, que o tema é central, também, no debate sobre o protagonismo das comunidades pretas. “Desde o primeiro momento, a gente buscou o afroturismo como uma peça central, e a gente tem na Tania não a nossa porta-voz, mas a nossa cabeça política pensante do afroturismo. O afroturismo tem um elemento social, um elemento histórico muito profundo”, complementou.
Tania Neres destacou a importância do tema, ao unir governo e sociedade civil. “É importante ter a sociedade civil e os governos juntos discutindo o futuro do turismo com protagonismo na Herança Africana. A Embratur tem feito um trabalho profundo para mostrar ao mundo como o Brasil quer ser visto pelos turistas estrangeiros. Um Brasil diverso que respeita seu povo e sua história por meio do afroturismo”, apontou.
Nordeste em evidência
Os estados do Nordeste registraram um crescimento de 40,7% na entrada de turistas internacionais em setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O número de chegadas subiu de 19.360 visitantes estrangeiros em 2023 para 27.255 em 2024. A região também apresentou aumento expressivo no acumulado de janeiro a setembro, indo de 164.177 estrangeiros, no ano anterior, para 225.869, uma alta de 37,5%. Os dados são da Embratur com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.
O crescimento do turismo internacional dos nove estados somados acompanha o bom desempenho do Brasil, como um todo. Entre janeiro e setembro, 4.897.671 de turistas estrangeiros visitaram o país, um aumento de 12% em comparação com o mesmo período de 2023. E com direito a resultado recorde para o mês de setembro em toda a série histórica, iniciada em 1989: ao todo, 445.389 viajantes desembarcaram no Brasil, 26,4% a mais que em setembro do ano passado.