CONEXÃO AÉREA

Embratur, MTur, MPOR e companhias aéreas renovam programa de democratização do transporte aéreo

Nova etapa do “Conheça o Brasil Voando”, assinado nesta segunda-feira (11), inclui, entre outras ações, plotagem da frota aérea com imagens de destinos brasileiros
Renato Vaz/Embratur
Autoridades assinaram documento que prevê novas ações do programa “Conheça o Brasil Voando”

11/11/24 – A Embratur, os ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPOR), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Voepass assinaram um protocolo de intenções que renova o programa “Conheça o Brasil Voando”, nesta segunda-feira (11), em Brasília. 

Além de aumentar a conectividade aérea nos destinos brasileiros, democratizando e incentivando o turismo nacional e internacional, a nova etapa do programa inclui a adesivação (plotagem) da frota aérea com imagens de destinos brasileiros, e irá divulgar mensagens sonoras nas cabines promovendo destinos nacionais e aumento da oferta de “stopover” – aumento no número de passagens que permitem visitar uma cidade intermediária antes do destino final.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o fortalecimento do turismo doméstico é importante para que o turista internacional conheça destinos além dos mais conhecidos e procurados. 

“O Brasil é um país de dimensão continental, porém está afastado de mercados importantes. As aéreas são decisivas para que a gente consiga ter a chegada de turistas estrangeiros aqui. Esse protocolo que a gente renova é muito importante porque o desafio do mundo hoje é o da comunicação. Então, se as nossas aeronaves puderem comunicar melhor, seja com a plotagem, seja com os anúncios, é muito importante, pois vai gerar emprego e renda não só nas companhias, mas em cada destino. O turismo é, hoje, o grande fator gerador de um desenvolvimento sustentável”, pontuou. 

Durante o evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reafirmou a importância da continuidade do programa que, no ano passado,  lançou 90 novos voos.

“Hoje nós estamos aqui dando continuidade a um trabalho que iniciou no ano passado mostrando ao brasileiro, que é o nosso principal cliente, o seu próprio país. Então, o objetivo do Conheça o Brasil Voando é, sobretudo, incentivar o turismo interno e a conexão do Brasil com novos destinos, facilitando o acesso de brasileiros a várias regiões do país e também a destinos internacionais estratégicos. Esse ano, muitos dos voos lançados no período da alta temporada, em 2023, foram mantidos. Eram para a temporada, mas acabaram permanecendo e atendendo a população até hoje”, ressaltou. 

Segundo o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Abear, Renato Rabelo, a nova etapa do programa representa mais desenvolvimento para o país. 

“Este é um momento de grande importância para o setor aéreo, para o turismo e, sobretudo, para o desenvolvimento do nosso país. A democratização do transporte aéreo é um compromisso das companhias e está inserida no que consideramos o papel social da aviação brasileira. A renovação deste protocolo de intenções é o reflexo de uma visão compartilhada sobre a importância estratégica do turismo e da aviação para o futuro do nosso país”, declarou. 

Novos voos
Ainda durante a celebração da nova etapa do programa “Conheça o Brasil Voando”, o ministro Celso Sabino anunciou a ampliação de 50 novos voos na alta temporada entre os meses de dezembro e fevereiro. Segundo ele, serão 12% de assentos disponíveis a mais do que a alta temporada do ano passado. O percentual equivale a 3,2 milhões de assentos a mais do que no mesmo período do ano passado – num total de 29,8 milhões de assentos disponibilizados pelas companhias aéreas. 

De acordo com representantes das companhias aéreas presentes no evento, serão quatro voos internacionais da Gol conectando o Brasil a Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México) e Aruba, além de voos extras domésticos e internacionais da Latam, com foco em partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. 

Pela Azul, os clientes terão um voo entre Belo Horizonte e Miami (Estados Unidos); Assunção (Paraguai) para Campinas (SP), Curitiba, Florianópolis e Recife.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.