11/11/24 – A Embratur, os ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPOR), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Voepass assinaram um protocolo de intenções que renova o programa “Conheça o Brasil Voando”, nesta segunda-feira (11), em Brasília.
Além de aumentar a conectividade aérea nos destinos brasileiros, democratizando e incentivando o turismo nacional e internacional, a nova etapa do programa inclui a adesivação (plotagem) da frota aérea com imagens de destinos brasileiros, e irá divulgar mensagens sonoras nas cabines promovendo destinos nacionais e aumento da oferta de “stopover” – aumento no número de passagens que permitem visitar uma cidade intermediária antes do destino final.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o fortalecimento do turismo doméstico é importante para que o turista internacional conheça destinos além dos mais conhecidos e procurados.
“O Brasil é um país de dimensão continental, porém está afastado de mercados importantes. As aéreas são decisivas para que a gente consiga ter a chegada de turistas estrangeiros aqui. Esse protocolo que a gente renova é muito importante porque o desafio do mundo hoje é o da comunicação. Então, se as nossas aeronaves puderem comunicar melhor, seja com a plotagem, seja com os anúncios, é muito importante, pois vai gerar emprego e renda não só nas companhias, mas em cada destino. O turismo é, hoje, o grande fator gerador de um desenvolvimento sustentável”, pontuou.
Durante o evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reafirmou a importância da continuidade do programa que, no ano passado, lançou 90 novos voos.
“Hoje nós estamos aqui dando continuidade a um trabalho que iniciou no ano passado mostrando ao brasileiro, que é o nosso principal cliente, o seu próprio país. Então, o objetivo do Conheça o Brasil Voando é, sobretudo, incentivar o turismo interno e a conexão do Brasil com novos destinos, facilitando o acesso de brasileiros a várias regiões do país e também a destinos internacionais estratégicos. Esse ano, muitos dos voos lançados no período da alta temporada, em 2023, foram mantidos. Eram para a temporada, mas acabaram permanecendo e atendendo a população até hoje”, ressaltou.
Segundo o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Abear, Renato Rabelo, a nova etapa do programa representa mais desenvolvimento para o país.
“Este é um momento de grande importância para o setor aéreo, para o turismo e, sobretudo, para o desenvolvimento do nosso país. A democratização do transporte aéreo é um compromisso das companhias e está inserida no que consideramos o papel social da aviação brasileira. A renovação deste protocolo de intenções é o reflexo de uma visão compartilhada sobre a importância estratégica do turismo e da aviação para o futuro do nosso país”, declarou.
Novos voos
Ainda durante a celebração da nova etapa do programa “Conheça o Brasil Voando”, o ministro Celso Sabino anunciou a ampliação de 50 novos voos na alta temporada entre os meses de dezembro e fevereiro. Segundo ele, serão 12% de assentos disponíveis a mais do que a alta temporada do ano passado. O percentual equivale a 3,2 milhões de assentos a mais do que no mesmo período do ano passado – num total de 29,8 milhões de assentos disponibilizados pelas companhias aéreas.
De acordo com representantes das companhias aéreas presentes no evento, serão quatro voos internacionais da Gol conectando o Brasil a Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México) e Aruba, além de voos extras domésticos e internacionais da Latam, com foco em partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
Pela Azul, os clientes terão um voo entre Belo Horizonte e Miami (Estados Unidos); Assunção (Paraguai) para Campinas (SP), Curitiba, Florianópolis e Recife.