SUSTENTABILIDADE

Concurso ESG: EmbraturLAB anuncia os 10 destinos que irão participar do Pitch Day

Selecionadas entre 47 candidaturas e 201 experiências de práticas sustentáveis, finalistas vão apresentar viabilidade de suas propostas para o turismo internacional no próximo dia 26
Embratur/Divulgação
Os três vencedores do Concurso ESG serão anunciados no dia 4 de dezembro

14/11/24 – O EmbraturLAB escolheu 10 experiências participantes do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros para participar do Pitch Day, que vai acontecer de maneira virtual, no próximo dia 26 de novembro. A seleção pretende valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil. Os três vencedores, a serem anunciados no dia 4 de dezembro, terão como prêmios destaque na promoção internacional através da Embratur.

Das 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas, as 10 escolhidas são: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur (MG); Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo (PR) ; Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (AL); Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (PR); Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (RN); Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS); Secretaria de Turismo de São Sebastião (SP); Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SP); Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (RJ) e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (MA). 

No dia 26, as candidatas irão mostrar a viabilidade de suas propostas com foco em sustentabilidade nas cidades turísticas brasileiras à Coordenação ESG da Embratur e aos especialistas convidados Marina Figueiredo (Braztoa), Marianne Costa (Instituto Vivejar), Ana Duek (Viajar Verde) e João Bernardo Casalli (Nativa). 

Segundo o assessor de ESG da Embratur, Paulo Albuquerque, os destinos terão que mostrar, em cinco minutos, o quanto estão preparados para receber visitantes de outros países. 

“No Pitch Day, os destinos terão que mostrar que realmente estão preparados para receber os turistas internacionais, ou seja, se as experiências estão disponíveis em outros idiomas, se já recebem ou não turistas internacionais, como está a conectividade desses destinos brasileiros com os nossos mercados prioritários”, explicou ele.

“Além disso, também irão revelar como a secretaria de turismo chegou a esse relato, se o seu processo de governança está bem estabelecido e qual a proximidade das secretarias com as empresas ou organizações responsáveis pela realização dessas experiências. Cada destino terá cinco minutos para relatar essas experiências e outros cinco para responder às perguntas e respostas da banca”, complementou Albuquerque. 

O concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros avalia as seguintes categorias: 1. Ambiental (E): Mudanças Climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos Naturais; 2. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e 3. Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações. 

O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas. 

Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram).

Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, testando inovações sustentáveis.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.