PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur e Sebrae levam jornalistas do Reino Unido e da Irlanda ao Pantanal

Press trip permitirá aos comunicadores experiências incríveis na região entre os dias 18 e 22 de novembro
Divulgação/Embratur-Sebrae
A press trip levará os comunicadores para destinos e atrativos do Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco

18/11/2024 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, irá levar cinco jornalistas do Reino Unido e da Irlanda para conhecerem o bioma considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta: o Pantanal. A press trip pelos destinos e atrativos do Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco ocorre entre os dias 18 e 22 de novembro e também conta com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS).

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a press trip com os comunicadores europeus irá ampliar, ainda mais, o olhar do turista internacional para o Pantanal. “Temos no Pantanal um destino único e diverso. Além da sustentabilidade, o turista internacional encontra ecoturismo, flora, fauna, gastronomia e cultura únicos.  Promover internacionalmente o Pantanal no mercado do Reino Unido, por meio da imprensa especializada, demonstra o posicionamento do Brasil em apoiar as comunidades da região, ampliar a geração de renda e o aumento de turistas estrangeiros”, pontuou.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destaca a relevância da press trip para promover a consciência ambiental e o turismo na região. “O Pantanal é único no planeta, destaca-se pelas belezas naturais e 65% dele está em Mato Grosso do Sul. Possibilitar que os jornalistas tenham acesso às experiências e conheçam a cultura local é também mostrar para o mundo a riqueza desse bioma e a importância do cuidado com o meio ambiente. Além de promover o turismo na região, algo que fortalece os negócios locais e contribui para a geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades pantaneiras”, destacou.

Durante cinco dias, os jornalistas irão fazer passeios pela Caiman Pantanal, um refúgio ecológico de 53 mil hectares que abriga centros de pesquisa, como o projeto Arara Azul, além de possibilitar experiências como Safari e Onçafari. Além disso, os comunicadores experimentam atividades de canoagem e focagem noturna – observação dos animais à noite quando saem para se alimentar. O grupo também irá visitar Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, localizado em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

O Pantanal, em Mato Grosso do Sul, é um dos destinos brasileiros que proporciona ao turista experiências ao ar livre, diversidade na gastronomia, fauna e flora, além de ecoturismo e atividades esportivas – fatores que costumam atrair os visitantes internacionais.

Segundo o Portal de Dados da Embratur, de janeiro a setembro deste ano, o estado recebeu 51.173 estrangeiros. Em 2023, entraram pelas fronteiras do Mato Grosso do Sul 70.277 turistas. Entre os dois primeiros semestres de 2023 e 2024, houve um aumento de 18,6% na entrada de visitantes internacionais. O Mato Grosso do Sul recebeu turistas principalmente de Portugal, Inglaterra e EUA no primeiro semestre deste ano, destacando-se os aeroportos de São Paulo (91,9%), Brasília (2,3%) e Rio de Janeiro (1,5%) como portões de entrada.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.