18/11/24 – A Embratur irá inovar na feira mais importante do segmento MICE (da sigla em inglês referente ao turismo de reuniões, viagens de incentivo, congressos, feiras e eventos em geral), que acontece, anualmente, em Barcelona, na Espanha. Para a IBTM World, entre os dias 19 e 21 de novembro, a Agência irá apresentar o ‘Brasil Incentive Showcase’, uma plataforma que traz uma seleção dos principais destinos para viagens de incentivo. O objetivo é mostrar o potencial brasileiro e ampliar o fluxo do turismo de negócios e eventos do Brasil no mundo.
Em parceria com o Sebrae, a Embratur irá levar mais de 30 coexpositores para a IBTM World. Destinos brasileiros como o estado da Bahia e a sua capital, Salvador, as cidades de São Paulo e Campinas (SP), Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR), além de empreendimentos, hotéis e companhias aéreas, estarão no estande do Brasil.
Por lá, os visitantes poderão sentir os sabores da nossa gastronomia com ingredientes regionais durante a master class de caipirinha e conferir as ‘Destination Experience’, apresentações dos destinos brasileiros para compradores selecionados pela organização da IBTM. As apresentações, de 15 minutos cada, serão feitas pelos representantes dos destinos.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o lançamento da nova plataforma, operadores, empresas e associações vão ter mais subsídios na escolha do destino para os viajantes de incentivo, proporcionando informações sobre a infraestrutura, conectividade, experiências, sustentabilidade e eventos realizados.
“O Brasil se consolida cada vez mais como um destino estratégico para o turismo de grandes eventos internacionais, com uma agenda robusta em 2024 e 2025, como o G20, a COP 30, as reuniões do BRICS e teremos em 2027 também a Copa do Mundo Feminina de Futebol. Esses encontros reforçam a capacidade do país de sediar eventos de alta complexidade em todas as regiões do país. Temos infraestrutura para eventos internacionais em destinos de natureza, de praia ou grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo”, observou.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) é um dos mais rentáveis dentro do turismo. A demanda de serviços de alto valor agregado e seus viajantes gastam até quatro vezes mais no destino do que os turistas de lazer.
De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), em 2023, o Brasil ocupou o primeiro lugar na América Latina, o terceiro nas Américas e o 20º lugar no ranking mundial de realização de eventos internacionais.
O presidente da Embratur ressalta, ainda, que a integração entre negócios e lazer, conhecida como bleisure, é uma oportunidade crescente para o Brasil.
“A proposta de aliar eventos corporativos a experiências turísticas é estratégica para maximizar o impacto econômico e fortalecer a imagem do país como um destino completo, tanto para negócios quanto para lazer. Quem vem para um evento também quer conhecer o país, e no Brasil vai ter a oportunidade de conhecer uma gastronomia em cada diferente região do país, e também a diversidade de nossa cultura”, pontuou Freixo.
Brasil: destino de negócios
A estratégia da Embratur é reposicionar o Brasil como destino qualificado para negócios, a partir da inovação na promoção de experiências autênticas, identitárias e atentas às demandas corporativas que impulsionam a atração de investimentos, a inovação e a sustentabilidade.
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou os esforços da Agência para desenvolver ainda mais o segmento MICE no país. “Estamos investindo em parcerias e ações estratégicas para promover o Brasil como palco dos principais eventos globais, destacando a hospitalidade brasileira e o potencial do país em receber congressos, feiras e eventos de grande porte, sempre priorizando a sustentabilidade e a inovação. Essas ações vão ao encontro do nosso foco na geração de novos negócios, aproveitando a nossa vocação para receber eventos e proporcionar experiências únicas para o turista de negócios”, explica.
Nessa estratégia, o Brasil vai receber em 2025 o evento inVOYAGE | Networking for Luxury Incentive & Events Creators. É a primeira vez que a iniciativa vai acontecer na América Latina. O evento irá reunir, no Rio de Janeiro, um grupo de especialistas em destinos e eventos de nível sênior e viagens de incentivo e de luxo do mundo que buscam se conectar com profissionais de eventos corporativos e de agências de alto nível, especificamente com requisitos e orçamentos internacionais de alto padrão. A Agência ainda dialoga com experts no segmento como a Society for Incentive Travel Excellence (SITE) e a Professional Convention Management Association (PCMA).
Nos primeiros nove meses de 2024, o Brasil recebeu 4,9 milhões de turistas internacionais, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2023, alcançando o melhor resultado histórico para setembro, com uma alta de 16% em comparação ao nono mês do ano anterior.
As viagens de incentivo são muito importantes para as empresas em áreas como retenção de talentos, formação de novos líderes, utilização de viagens como recompensa e reconhecimento para equipes que trabalham remotamente. O período de maior demanda para as viagens MICE é entre março e maio, sendo que as áreas com maior procura mundialmente são as ciências médicas, tecnologia e ciência.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.