G20 NO BRASIL

Embratur proporciona gostinho de Brasil às delegações da Cúpula de Líderes do G20

Além das ações promocionais de destinos e atrativos, realizadas em parceria com a Secom/PR, a Agência participou de debate no Humanity Summit. Presidente Marcelo Freixo abordou a perspectiva do turismo como aliado ao desenvolvimento e crescimento de um país que respeita os Direitos Humanos
Marcio Menasce/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participa de debate no Humanity Summit, evento paralelo à reunião do G20

19/11/2024A Embratur, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), preparou uma recepção especial aos participantes da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18). As delegações que compõem o grupo das 20 maiores economias do mundo puderam ter contato com as ativações da “Experiência Brasil”, que apresentou a gastronomia brasileira pelos pratos elaborados pela chef Morena Leite, reconhecida por valorizar a diversidade de saberes e sabores do país, e também curtiram um espetáculo de choro, gênero genuinamente nacional.

Com o objetivo de promover destinos e atrativos brasileiros durante os eventos de preparação para o encontro dos chefes de Estado e de Governo, a Embratur já havia atuado na organização de mais de 50 reuniões dos grupos temáticos do G20 ao longo deste ano, em todas as regiões do país, também em parceria com a Secom/PR.

“Nossa ideia é proporcionar aos estrangeiros que vieram ao nosso país um pouco do sabor do que é o Brasil, com gastronomia, cultura, danças populares, apresentações artísticas que simbolizam cada região do país onde as reuniões foram realizadas”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

No Pará, as delegações experimentaram o tacacá e curtiram o carimbó, enquanto em Salvador, teve samba-reggae e acarajé, por exemplo. Em cada região, foi proporcionada uma experiência brasileira autêntica, evidenciando a diversidade dos destinos nacionais para o mundo.

Além da gastronomia, arte e cultura brasileiras, a Embratur ainda levou aos destinos que receberam as reuniões do G20 a Marca Brasil. Criada em 2005 e atualizada em 2010, a marca foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

Humanity Summit
Além de proporcionar um gostinho de Brasil às delegações do G20, a Embratur participou de um evento paralelo à reunião, também nesta segunda, no Rio. O presidente Marcelo Freixo participou de uma mesa de debate no Humanity Summit, evento apoiado pela Embratur e incluído no calendário do G20. 

O encontro reuniu líderes inovadores, ativistas e agentes de mudança para abordar temas como a justiça social, além de criar soluções e ações para o bem da humanidade, ações coletivas e agendas globais. 

No painel “Justiça econômica, crescimento sustentável e transparência”, Freixo explicou a perspectiva do turismo como um aliado ao desenvolvimento e crescimento de um país que respeita os Direitos Humanos. 

“O turismo, com suas oportunidades de emprego e renda, diversidade, dialoga com todas as pautas que sempre trabalhei nos Direitos Humanos. Trazer esse turista para conhecer essa experiência é importante para que ele veja que o Brasil é natureza, religiosidade, cultura e toda a gama de diversidade. Estou aqui hoje trazendo o turismo para o centro da pauta de Direitos Humanos porque podemos, com o turismo, pensar numa pauta proativa e trabalharmos num novo modelo de sociedade com o afroturismo, com o turismo de base comunitária, por exemplo”, reforçou o presidente da Embratur. 

Como agenda paralela ao G20, Marcelo Freixo também participou da palestra “Reparações e Turismo: Construindo Economias Inclusivas e Restauração Cultural”.

Impacto
O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil, reúne este ano as 19 maiores economias do mundo para criar propostas sobre temas de interesse global e isso já impactou na economia do estado do Rio de Janeiro. 

Segundo informações da Embratur, com base em dados da ForwardKeys, houve um aumento de 41% no número de voos internacionais para a capital fluminense, quando comparado com o mesmo período do ano passado, para o período de 11 a 20 de novembro. O crescimento foi de 275 para 388 voos internacionais. Os países que mais registraram aumento foram Emirados Árabes Unidos (160%), Alemanha (133%) e Estados Unidos (128%). 

O número de assentos internacionais também registrou praticamente o mesmo crescimento. Segundo o levantamento, a alta é de 42,2%, passando de 61.939 para 88.088 assentos internacionais para o Rio entre 11 e 20 de novembro. Os recordistas dos números de assentos são Uruguai (191%), Espanha (145%) e, novamente, EUA (127%).

Um estudo da Fundação Visit Rio Convention Bureau revela que todos os eventos que envolvem a Cúpula do G20 irão injetar R$ 432,5 milhões na economia do Rio. Os gastos, segundo o estudo, abrangem hospedagem, alimentação e transporte.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.