CONECTIVIDADE

Brasil recebe 5,4 milhões de turistas estrangeiros até outubro e confirma tendência de recorde no turismo internacional

Só em outubro, 508 mil visitantes internacionais chegaram ao país, número 24% maior em relação ao mesmo mês de 2023
Divulgação/Embratur-Sebrae
A marca também é a maior da história, superando o então melhor mês de outubro, em 2015, quando cerca de 491 mil visitantes estrangeiros visitaram o país

22/11/24 – O número de turistas que têm procurado os atrativos turísticos do Brasil continua em alta e tem tudo para quebrar recorde em 2024. Somente até outubro, mais de 5,4 milhões de visitantes internacionais visitaram o país, o que representa um aumento de 13,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.

Só em outubro, mais de 508 mil estrangeiros chegaram ao Brasil, resultado 24% maior do que o mesmo mês do ano passado. A marca também é a maior da história, superando o então melhor mês de outubro, em 2015, quando cerca de 491 mil visitantes estrangeiros visitaram o país. 

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a expectativa é de que o Brasil bata a meta de turistas prevista para este ano. “Existe uma chance real de superarmos o recorde histórico, que é de 6,6 milhões, em 2018. Isso é resultado de um trabalho muito qualificado e técnico, realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, mas, principalmente, uma vitória de todos os empreendedores e trabalhadores que tão bem recebem os turistas estrangeiros de norte a sul do país”, afirmou. 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que o dado é mais um indicativo do crescimento da atividade turística brasileira, consolidando o país no mercado global. “Foram mais de meio milhão de estrangeiros que visitaram o Brasil somente em outubro para fazer turismo no país, o maior número da série histórica, desde quando começamos a medir esses números. Resultado prático do conjunto de ações do Governo Federal, com infraestrutura, distribuição de renda e turismo. Motivo para comemorar, todo o governo está muito feliz”, comemorou.

Onde estão chegando

A principal porta de entrada no Brasil em outubro foi São Paulo, com quase metade das chegadas (200.664), seguida por Rio de Janeiro, com quase 131 mil chegadas, Paraná (64 mil), Rio Grande do Sul (29 mil), Bahia (11.654) e Ceará (10.463). respectivamente. 

De onde vieram

A maior parte dos visitantes estrangeiros que chegaram ao Brasil neste ano veio da Argentina, que se mantém como o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1,58 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, estão os visitantes dos Estados Unidos, que foram mais de 572.338 até o momento, seguidos pelo Chile, com 518.345.

Além disso, países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 829.320 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.

Receita internacional

As marcas positivas recentes de entrada de turistas estrangeiros também refletem em recorde de arrecadação com os viajantes internacionais. De janeiro a setembro de 2024, os estrangeiros gastaram no Brasil um total de US$ 5,409 bilhões. O valor do acumulado é o maior da série histórica, iniciada em 1995, e também supera em 1,8% o mesmo período de 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no Brasil, quando a soma de divisas deixadas no país nos três primeiros trimestres foi de US$ 5,3 bi.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.