AFROTURISMO

Brasil vai sediar o Black Travel Summit, evento que debate e promove o afroturismo, em 2025

Anúncio do evento no Rio de Janeiro foi feito pela coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, durante atual edição nos Estados Unidos
Black Travel Summit/Divulgação
A coordenadora da Embratur, Tania Neres, entre Anita Moreau, fundadora e CEO da Black Travel Summit, e Martinique Lewis, presidente da Black Travel Alliance e chefe de relacionamento do evento

23/11/24 – O Rio de Janeiro será a sede da edição 2025 do Black Travel Summit, evento que promove o debate e o desenvolvimento do afroturismo, segmento que só cresce dentro da indústria global de viagens. O anúncio foi feito pela coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, neste sábado (23), no Black Travel Summit 2024, que acontece em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada durante o painel “Experiências de Afroturismo na América Latina”, ao lado de representantes da Argentina e da Colômbia, além de membros do Banco CAF. 

Até este domingo (24), o evento, que representa uma oportunidade de debater o crescimento do afroturismo, traz discussões importantes sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens. 

O Black Travel Summit é organizado pela Black Travel Alliance, uma associação que reúne grupo de criadores de conteúdo de viagens negros do mundo inteiro e que tem como pilares os conceitos de ‘Aliança, Amplificação e Responsabilidade’.

Um dos relatórios mais recentes sobre a importância do segmento nos Estados Unidos foi produzido pela agência de marketing de viagens e turismo MMGY Global e mostra que os viajantes negros gastaram no atual país sede do evento, apenas em 2019, US$ 458,2 milhões em estadias nas viagens de lazer. O número corresponde a 13,1% do mercado de viagens de lazer estadunidense. Ainda conforme o documento, intitulado ‘The Black Traveler: Insights, Opportunities and Priorities Report’, no ano anterior à pandemia de Covid-19 os turistas negros norte-americanos gastaram US$ 109 bilhões durante essas viagens.

Para Tania Neres, esses números demonstram o potencial do segmento, e a vinda do Black Travel Summit para o Rio irá  aproximar ainda mais os turistas estrangeiros a parte da história afrobrasileira. “A escolha do Rio de Janeiro como sede do evento, negociada pela equipe MICE da Embratur, tem o objetivo de mostrar o país a esses viajantes e profissionais. O Rio se destaca pela sua excelente conectividade aérea, o que facilita a participação no evento e, ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de explorar outros destinos no Brasil, com voos de até duas horas de distância”, destacou a coordenadora.

Tania Neres ainda citou atrativos turísticos da capital fluminense que se enquadram no segmento do afroturismo. “O Rio de Janeiro é, sem dúvida, o portão de entrada para turistas que visitam o Brasil e, pensando no desenvolvimento do afroturismo como um atrativo, o município oferece uma série de experiências únicas, como a Pequena África, rica em herança africana. Além disso, os visitantes podem conhecer comunidades quilombolas e escolas de samba, ou ainda explorar a Rota do Samba e a Rota Literária, criadas por startups em parceria com o EmbraturLAB. E, claro, os turistas poderão aproveitar todo o sol e as praias que o Rio tem a oferecer”, completou. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o anúncio do Black Travel Summit no Rio. “O afroturismo é uma das prioridades da nossa gestão e temos conseguido avançar, nos últimos dois anos, em diversas frentes para ampliar a visibilidade e o desenvolvimento do segmento no Brasil. Além da representatividade do Black Travel Summit em si, que reúne conceitos identitários e de diversidade defendidos pelo Brasil e pela Embratur, a edição no Rio será importante para mostrar os atrativos do afroturismo de um dos lugares do mundo onde a herança africana é mais extraordinária. A vinda do evento mostra a força e potencial do afroturismo para crescer cada vez mais e significa a geração de novos negócios no turismo liderados pela população negra, em seu território, contribuindo também com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e combatendo o racismo”, declarou.

A Embratur tem investido no afroturismo como um dos carros-chefes da atual gestão, iniciada em 2023. Diversas ações, como ativações em feiras internacionais, press trips e famtours em destinos onde a herança africana é protagonista, e apoio a empresas e projetos afrocentrados, têm ajudado a impulsionar o segmento no Brasil.

O Rio de Janeiro recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 1.075.879 visitantes estrangeiros, segundo o Portal de Dados da Embratur. O levantamento aponta ainda que, no ano passado, 1.192.814 de turistas internacionais entraram no Rio de Janeiro – número que  quando comparado às entradas do primeiro semestre deste ano foram 609.023 e 760.280, respectivamente, representando um aumento de 24,84%. Os dados revelam ainda que a maioria dos turistas internacionais vêm a lazer e são, principalmente, de Portugal, Estados Unidos e Espanha. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.