RECORDE

Brasil ultrapassa marca de US$ 6 bilhões com turismo internacional entre janeiro e outubro

Valor injetado na economia do país nos primeiros dez meses de 2024 é superior a R$ 34 bilhões, um recorde para o período desde o começo da série histórica iniciada em 1995
Fotos: Sebrae Embratur/Divulgação
Turistas visitam a capital do país, Brasília (DF). Na imagem anterior, um passeio de canoa havaiana por Fernando de Noronha (PE)

25/11/24 – O Brasil registrou a entrada de US$ 6,005 bilhões (R$ 34,9 bilhões) com gasto de turistas estrangeiros nos primeiros dez meses de 2024. De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (25), o valor acumulado no ano representa crescimento de 5,9% na comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados US$ 5,670 bilhões.

Cada vez mais visitantes estrangeiros procuram o Brasil como destino – 5,4 milhões visitaram o país até outubro –, o que gera receita para áreas como alimentação, hospedagem, serviços e na economia informal. Somente no mês de outubro, US$ 596 milhões entraram na economia do país pelo consumo de turistas internacionais.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que os recordes batidos neste ano são fruto do intenso trabalho de fortalecimento do Brasil como destino sustentável e diverso no exterior, além da ampliação da conectividade aérea. 

“A Embratur atua com muita eficiência nos dois lados do mercado do turismo: com uma estratégia de promoção segmentada, oferecemos o Brasil ideal para cada diferente perfil de turista estrangeiro, nos principais países, sempre apresentando nosso país como sustentável, alegre e diverso. Do outro lado, trabalhamos pela expansão na oferta de voos internacionais que é recorde, garantindo que o interesse em visitar o Brasil se converta em mais turistas chegando em nosso país, movimentando nossa economia, gerando emprego e renda aqui”, destaca.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também acredita que os resultados sejam fruto do reforço positivo da imagem do país que está sendo feito. “Estamos em um momento muito promissor, com o Brasil sendo visto e lembrado lá fora. Nossa política externa e nosso protagonismo em agendas globais importantes tem reforçado a imagem do país. Isso fomenta o turismo, valoriza as potencialidades nacionais e faz esse estrangeiro querer viver essa experiência, que só é possível aqui”, resumiu.

Metas
A atração de turistas estrangeiros para o Brasil faz parte do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que busca tornar o país o maior receptor de turistas da América do Sul. O documento define como objetivo alcançar a marca de 8,1 milhões de viajantes estrangeiros por ano, além de atingir US$ 8,1 bilhões em receitas geradas a partir de despesas deste público.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.