TURISMO INTERNACIONAL

Chegada de visitantes internacionais ao Rio de Janeiro sobe 40% em outubro

Eventos internacionais como a reunião de Cúpula do G20 impulsionaram aumento na chegada de turistas estrangeiros, que foram mais de 130 mil no mês passado
Embratur Sebrae/Divulgação
Turistas na Praia de Ipanema, uma das mais visitadas da capital fluminense

28/11/24 – Sede de grandes eventos internacionais, entre eles a reunião de Cúpula do G20 Brasil 2024, o Rio de Janeiro segue batendo recordes de entrada de turistas estrangeiros neste ano. Somente no mês de outubro, mais de 130 mil viajantes internacionais chegaram ao estado, representando um aumento de 40,96% em comparação com o mesmo período de 2023, quando entraram pelos aeroportos locais cerca de 92 mil pessoas vindas do exterior.

O aumento no número de estrangeiros que chegaram ao Rio em outubro segue a tendência de crescimento do ano. Nos dez primeiros meses de 2024, entraram no estado fluminense 1,206 milhões de turistas internacionais, um aumento de 27,23% na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da Embratur com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, classificou o crescimento do número de chegadas ao Rio como resultado do esforço que a Agência tem feito para posicionar o Brasil como destino para grandes eventos e viagens internacionais. 

“O Rio é a principal porta de entrada do Brasil, é o nosso principal cartão postal. Quando o Rio vai bem, o Brasil vai bem. Logo, este crescimento no número de visitantes que chegam aqui pelo estado mostra os resultados dos esforços da Embratur de promover o país como destino internacional tanto para o turismo, como para receber importantes eventos com líderes do mundo inteiro”, observou Freixo.

Eventos impulsionam crescimento
Um estudo da Fundação Visit Rio Convention Bureau aponta que as agendas internacionais que estão ocorrendo no Rio de Janeiro são um importante fator de crescimento no setor de promoções de eventos entre 2023 e 2024. Até o momento, já foram realizados 414 eventos em 2024, um aumento de 28,17% na comparação com os 323 de 2023. De acordo com o estudo, a receita gerada cresceu de forma expressiva, superando R$ 6,42 bilhões, o que representa alta de 12,27% em relação a 2023.

Para o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, esses números confirmam a posição consolidada do Rio como um dos principais destinos para eventos no Brasil. “Esses resultados mostram o impacto positivo do setor de eventos na economia local, fortalecendo a cidade como um polo de negócios e entretenimento”, afirmou.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.