PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Pela primeira vez, Brasil será país parceiro da FITUR, principal feira de turismo da Espanha

Ações estratégicas da Embratur e crescente visibilidade internacional consolidam o país com posição de destaque, que será reforçada na edição 2025 da feira
Renato Vaz/Embratur
Embratur levou novidades tecnológicas à FITUR 2024: presidente Marcelo Freixo ‘viaja’ com óculos especiais por paisagens brasileiras, direto de Madri

28/11/24 – Pela primeira vez, o Brasil foi escolhido como país parceiro da FITUR, feira de turismo mais relevante da Espanha e uma das mais influentes do mundo. Na edição 2025, que acontecerá entre 22 e 26 de janeiro, o Brasil vai apresentar sua estratégia dirigida ao setor do turismo, focada no fortalecimento dos mercados espanhol e europeu.

Durante o evento, a Embratur vai focar na comunicação visual da feira e das campanhas publicitárias distribuídas por Madri, apresentando uma agenda focada na geração de negócios e na sustentabilidade. Como país parceiro, o Brasil não só amplia sua presença no turismo global, como reforça o sucesso da sua estratégia promocional em mercados-chave, como a própria Espanha. 

“Essa conquista é resultado do trabalho comprometido da Embratur na gestão do presidente Lula. Aproveitaremos este prestigioso espaço para destacar nossa diversidade e posicionar o Brasil como líder no turismo global. Convidamos profissionais para visitar nosso pavilhão, pensado para gerar negócios, fortalecer alianças estratégicas e mostrar os pontos fortes do nosso mercado”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Oportunidade
O evento será uma oportunidade para o setor de turismo participar de iniciativas como os lançamentos de uma campanha publicitária dirigida à Europa, uma plataforma de formação contínua sobre o Brasil e os novos acordos estratégicos com organizações internacionais. 

O pavilhão brasileiro na FITUR 2025 será um dos principais pontos de atração, oferecendo experiências imersivas, apresentações culturais e encontros de negócios destinados a incentivar investimentos e colaborações.

Além disso, o Brasil mostrará sua diversidade turística, reunindo destinos de todas as suas regiões, companhias aéreas, operadoras e redes hoteleiras comprometidas com a inovação e a excelência. 

A seleção dos coexpositores terá como foco a promoção de destinos qualificados e variados, consolidando o país como um destino de renome mundial. O objetivo é diversificar a oferta turística, aumentar o tempo de permanência dos visitantes e maximizar os gastos dos turistas internacionais.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, “ser o país convidado na FITUR é uma conquista extraordinária.” “Fechamos um ano recorde para o turismo brasileiro e 2025 promete superar nossas expectativas, tanto em resultados quanto em visibilidade global. A FITUR será a nossa vitrine para destacar o potencial do país, principalmente em um ano em que também sediaremos a COP30 e o BRICS”, completou.

O embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Ribeiro, destaca que o Brasil e a Espanha são países aliados que mantêm uma cooperação tradicional e multifacetada. “No setor de turismo, temos trabalhado para estreitar nossos laços com o objetivo de aliar o potencial brasileiro à experiência espanhola. Além de ser uma importante fonte de turistas, a Espanha deve ser considerada um parceiro estratégico, uma fonte fundamental de investimentos para o setor turístico nacional e um país com vasta experiência nesta área”, afirmou.

Crescimento do turismo internacional no Brasil
O Brasil implementou uma estratégia de promoção internacional baseada em dados e segmentação de mercado, obtendo resultados notáveis. Em 2024, o turismo internacional cresceu 13%, com cerca de 5,4 milhões de turistas estrangeiros até outubro, dos quais quase 20% eram europeus, ultrapassando o número de um milhão de visitantes.

O país espera fechar o ano com um recorde de 7 milhões de turistas internacionais, impulsionado pela melhoria da conectividade e pela promoção segmentada que reforça o seu posicionamento em mercados prioritários.

Sobre a FITUR
A FITUR é a principal plataforma de promoção turística de Espanha e uma das mais influentes a nível mundial, destacando-se pela sua capacidade de gerar oportunidades de negócio. A participação do Brasil fortalecerá a sua posição no mercado espanhol e permitirá o lançamento de novas iniciativas e alianças estratégicas com os principais players do setor.

Sendo um dos maiores encontros do setor, a FITUR reúne profissionais e visitantes de todo o mundo, consolidando-se como uma oportunidade única para o Brasil ampliar sua presença no cenário internacional.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.