TURISMO INTERNACIONAL

Rio Grande do Sul tem aumento de 17% na chegada de turistas internacionais em outubro

Somente no mês passado, estado recebeu mais de 29 mil visitantes de outros países, mesmo com aeroporto de Porto Alegre fechado há mais de 5 meses
Sebrae Embratur/Divulgação
Turistas e moradores no porto de Porto Alegre

29/11/24 – O Rio Grande do Sul recebeu, em outubro deste ano, 29.301 visitantes internacionais. O número representa um aumento de 17,75% em comparação com o mesmo mês do ano passado. O crescimento ocorreu mesmo após o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, devido ao desastre climático do primeiro semestre. 

O aeroporto da capital gaúcha segue fechado para voos internacionais em decorrência da reforma de restauração na pista. A previsão, de acordo com a Fraport Brasil, concessionária responsável pelo terminal aéreo, é de que os voos internacionais sejam retomados no dia 16 de dezembro. Entretanto, por fazer fronteiras com Argentina e Uruguai, o estado é uma importante rota terrestre para a entrada de turistas estrangeiros.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a expectativa é de que, ainda assim, o Rio Grande do Sul e todo o Brasil superem a meta de turistas prevista para este ano. “Existe uma chance real de superarmos o recorde histórico, que é de 6,6 milhões, em 2018. Isso é resultado de um trabalho muito qualificado e técnico, realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), mas, principalmente, uma vitória de todos os empreendedores e trabalhadores que tão bem recebem os turistas estrangeiros de norte a sul do país”, pontuou.

Turismo em crescimento
Só em outubro deste ano, mais de 508 mil estrangeiros chegaram ao Brasil, resultado 24% maior do que o mesmo mês do ano passado. A marca também é a maior da história, superando o então melhor mês de outubro, em 2015, quando cerca de 491 mil visitantes estrangeiros visitaram o país. A principal porta de entrada no Brasil foi São Paulo, com quase metade das chegadas (200.664), seguida por Rio de Janeiro, com quase 131 mil entradas, e Paraná (64 mil).

A Argentina mantém-se como o principal emissor de turistas, com mais de 1,58 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, estão os visitantes dos Estados Unidos, que foram mais de 572.338 até o momento, seguidos pelo Chile, com 518.345.

Além disso, países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 829.320 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.