03/12/2024 – A Embratur organizou um desfile com peças da tradicional Renda Filé de Alagoas para exibição na abertura da Expoartesanías 2024, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, em Bogotá, na Colômbia. O evento acontece desta quarta-feira (4) até o dia 17 de dezembro, e o Brasil será convidado de honra, com um pavilhão de 285 metros quadrados dedicado à promoção do artesanato brasileiro sob coordenação da ApexBrasil.
O desfile acontecerá às 12h do primeiro dia de feira, marcando o início dos trabalhos do pavilhão do Brasil. A Renda Filé de Alagoas é uma técnica artesanal considerada patrimônio imaterial cultural do estado e com Indicação Geográfica (IG). A IG significa que só pode ser considerada Renda Filé autêntica os produtos fabricados na região, seguindo padrões específicos das artesãs locais.
A Embratur também preparou uma experiência imersiva no pavilhão para que os visitantes colombianos e de outros países possam, por meio de vídeos, conhecer o trabalho artesanal do bordado filé com suas cores fortes e trama que lembra a rede de pesca dos maridos das artesãs que vivem à beira das Lagoas Manguaba e Mundaú, no litoral alagoano. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a experiência imersiva que envolve o tour do artesanato no Pontal da Barra, em Maceió.
A feira tem como objetivo promover a conservação dos ofícios tradicionais e celebrar o trabalho de artesãos de diversas culturas e regiões. A participação da Embratur busca reforçar a imagem do país como um destino turístico autêntico, sustentável e culturalmente rico, com destaque para o talento das artesãs brasileiras.
O convite para vivenciar o processo de criação da Renda Filé no local de origem é parte da estratégia da Agência para proporcionar uma experiência única e autêntica aos potenciais turistas internacionais.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância da participação do Brasil na Expoartesanías 2024 como parte de uma estratégia maior de diversificação dos destinos nacionais no mercado latino-americano. “A Colômbia é um mercado importante para o Brasil, e a nossa participação na Expoartesanías é uma oportunidade estratégica para reforçar nossa presença na região”, afirma Freixo.
“Além disso, essa ativação fortalece a imagem do Brasil como um destino turístico de rica diversidade cultural e natural, com destaque para nossas experiências autênticas e sustentáveis”, completa o presidente da Embratur.
A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, destaca que a Expoartesanías é uma oportunidade única do Brasil mostrar ao mundo o que temos de melhor. “Por meio do conceito ‘um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões, guiado pelas mãos que cuidam e cria’, e com artesanatos feitos exclusivamente por mulheres, pretendemos mostrar parte da riqueza que temos no nosso país”, explica a diretora.
A parceria com a ApexBrasil também é fundamental para alavancar o alcance da presença brasileira no evento, com campanhas de marketing focadas no público latinoamericano, promovendo o Brasil como destino turístico e cultural. Em 2025, o país também marcará presença na Anato – Vitrine Turística, uma importante feira de turismo, que acontece em fevereiro, mais uma vez em Bogotá.
Serviço:
Evento: Expoartesanías 2024
Data: 4 a 17 de dezembro
Abertura do Pavilhão Brasil e ativação Embratur: 4 de dezembro, às 12h
Local: Corferias, Bogotá, Colômbia.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.