05/12/24 – O número recorde de turistas estrangeiros no Brasil, em 2024, levou a Embratur a promover, em parceria com o Itaipu Parquetec, um grande evento que reuniu mais de 250 especialistas, empresários, gestores públicos e representantes de startups, esta semana, em Foz do Iguaçu (PR). O Summittour 5.0 foi um marco para discutir sustentabilidade, inovação e diversidade sociocultural no setor turístico.
Durante os três dias de atividades, o megaevento proporcionou debates de alto nível em mais de 10 painéis, além de visitas técnicas e experiências culturais no Festival Iguassu Inova. A agenda também contou com apresentações de cases e soluções inovadoras para o desenvolvimento do turismo nacional.
O Summittour 5.0 marca a realização de um objetivo estratégico do Itaipu Parquetec, que é tratar o turismo de maneira técnica, colaborativa e integrada entre diversos atores do setor. Essa visão é destacada por Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec. “Frequentemente, nos encontramos pelo Brasil em eventos e painéis distintos, mas raramente temos a chance de nos reunir para discutir, de forma coletiva, temas que impactam a todos. Por isso, o Seminário de Sustentabilidade e Inovação para o Turismo foi idealizado. Nosso propósito é reunir players de diferentes instituições para fomentar debates qualificados, que contribuam para decisões mais assertivas e capazes de transformar o futuro do turismo no Brasil”, comenta Yuri.
Os painéis, que debateram temas cruciais para o setor, contaram com a participação de especialistas de renome, como:
Painéis como “ESG e Destinos Turísticos Inteligentes” e “Diversidade Sociocultural e Turismo Internacional” reuniram especialistas que enfatizaram como integrar sustentabilidade e inovação para criar experiências únicas no Brasil. Paralelamente às discussões, o Festival Iguassu Inova trouxe vida ao evento com uma feira gastronômica, apresentações artísticas e iniciativas criativas. Uma das atividades de maior destaque do Summittour foi a oficina de upcycling promovida pela Badu Design, que transformou resíduos em peças de moda e decoração, mostrando o potencial da economia circular no turismo.
O Summittour aconteceu no contexto do Festival Iguassu Inova, que proporcionou quatro dias de imersão em inovação, tecnologia e sustentabilidade dentro do Itaipu Parquetec.
Visitas técnicas e contato com a natureza
No terceiro dia, participantes tiveram a oportunidade de explorar os ícones turísticos de Foz do Iguaçu, incluindo o Amanhecer nas Cataratas, visitas ao Marco das Três Fronteiras, Refúgio Biológico Bela Vista e ao passeio Itaipu Especial – os dois últimos promovido pelo Turismo Itaipu, reforçando a conexão do evento com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Manifesto rumo ao futuro do turismo
Um dos legados do Summittour 5.0 foi a construção colaborativa de um manifesto. Guiado pelas discussões dos painéis, o documento reúne diretrizes e ações concretas para impulsionar o turismo brasileiro, integrando inovação, sustentabilidade e economia criativa. O manifesto será publicado oficialmente nas próximas semanas, consolidando os compromissos assumidos durante o evento.
Sustentável e inclusivo
Com o compromisso de ser um evento carbono neutro, o Summittour utilizou o “Carbonômetro” para medir e compensar as emissões de carbono dos participantes. Além disso, promoveu um espaço inclusivo e dinâmico, conectando os setores público, privado e startups em prol de um turismo mais sustentável e inovador.
“O Summittour 5.0 provou que o futuro do turismo brasileiro está nas mãos de quem aposta em inovação e sustentabilidade. Os debates e experiências vivenciadas aqui certamente abrirão novos caminhos para o setor”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Recordes
O número de turistas internacionais que têm procurado os atrativos turísticos do Brasil continua em alta e há boas chances de quebra de recordes em 2024. Até outubro, mais de 5,4 milhões de visitantes do exterior visitaram o país, o que representa um aumento de 13,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Só em outubro, mais de 508 mil estrangeiros chegaram ao Brasil, resultado 24% maior do que o mesmo mês do ano passado e maior marca da história para o mês, superando o então melhor mês de outubro, em 2015, quando cerca de 491 mil visitantes estrangeiros visitaram o país. O recorde histórico anual é de 6,6 milhões de visitantes, em 2018.
Além disso, nos primeiros dez meses do ano, o Brasil registrou a entrada de US$ 6,005 bilhões com gasto de turistas estrangeiros. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, o valor acumulado no ano representa crescimento de 5,9% na comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados US$ 5,670 bilhões, e a tendência é que o país supere com o turismo internacional a marca de US$ 6,9 bilhões de 2023, recorde anual até aqui.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
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Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.