TURISMO EM DEBATE

Embratur e Itaipu Parquetec celebram recorde de turistas estrangeiros no Brasil com megaevento em Foz do Iguaçu (PR)

Summittour 5.0 reuniu diversos atores do setor turístico para debater temas como sustentabilidade, inovação e diversidade sociocultural
Marcio Menasce/Embratur
Summitour 5.0 reuniu mais de 250 especialistas, empresários, gestores e representantes de startups em Foz do Iguaçu

05/12/24 – O número recorde de turistas estrangeiros no Brasil, em 2024, levou a Embratur a promover, em parceria com o Itaipu Parquetec, um grande evento que reuniu mais de 250 especialistas, empresários, gestores públicos e representantes de startups, esta semana, em Foz do Iguaçu (PR). O Summittour 5.0 foi um marco para discutir sustentabilidade, inovação e diversidade sociocultural no setor turístico.

Durante os três dias de atividades, o megaevento proporcionou debates de alto nível em mais de 10 painéis, além de visitas técnicas e experiências culturais no Festival Iguassu Inova. A agenda também contou com apresentações de cases e soluções inovadoras para o desenvolvimento do turismo nacional.

O Summittour 5.0 marca a realização de um objetivo estratégico do Itaipu Parquetec, que é tratar o turismo de maneira técnica, colaborativa e integrada entre diversos atores do setor. Essa visão é destacada por Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec. “Frequentemente, nos encontramos pelo Brasil em eventos e painéis distintos, mas raramente temos a chance de nos reunir para discutir, de forma coletiva, temas que impactam a todos. Por isso, o Seminário de Sustentabilidade e Inovação para o Turismo foi idealizado. Nosso propósito é reunir players de diferentes instituições para fomentar debates qualificados, que contribuam para decisões mais assertivas e capazes de transformar o futuro do turismo no Brasil”, comenta Yuri.

Os painéis, que debateram temas cruciais para o setor, contaram com a participação de especialistas de renome, como:

  • Jucelha Carvalho (Smart Tour Brasil), líder em Turismo 4.0, que abordou o uso de dados no desenvolvimento do setor.
  • Thais Quintão (Instituto Lixo Zero), que trouxe sua experiência em práticas ESG aplicadas ao turismo sustentável.
  • Leandro Esposito (Google), discutindo a digitalização e o papel das novas tecnologias na transformação do turismo.
  • Edivaldo Reis (Embratur), com foco em ESG e inovação para destinos turísticos inteligentes.
  • Tania Neres (Embratur) e Solange Barbosa (Rota da Liberdade), destacando a importância da diversidade sociocultural para o turismo internacional.

Painéis como “ESG e Destinos Turísticos Inteligentes” e “Diversidade Sociocultural e Turismo Internacional” reuniram especialistas que enfatizaram como integrar sustentabilidade e inovação para criar experiências únicas no Brasil. Paralelamente às discussões, o Festival Iguassu Inova trouxe vida ao evento com uma feira gastronômica, apresentações artísticas e iniciativas criativas. Uma das atividades de maior destaque do Summittour foi a oficina de upcycling promovida pela Badu Design, que transformou resíduos em peças de moda e decoração, mostrando o potencial da economia circular no turismo.

O Summittour aconteceu no contexto do Festival Iguassu Inova, que proporcionou quatro dias de imersão em inovação, tecnologia e sustentabilidade dentro do Itaipu Parquetec.

Visitas técnicas e contato com a natureza
No terceiro dia, participantes tiveram a oportunidade de explorar os ícones turísticos de Foz do Iguaçu, incluindo o Amanhecer nas Cataratas, visitas ao Marco das Três Fronteiras, Refúgio Biológico Bela Vista e ao passeio Itaipu Especial – os dois últimos promovido pelo Turismo Itaipu, reforçando a conexão do evento com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Manifesto rumo ao futuro do turismo
Um dos legados do Summittour 5.0 foi a construção colaborativa de um manifesto. Guiado pelas discussões dos painéis, o documento reúne diretrizes e ações concretas para impulsionar o turismo brasileiro, integrando inovação, sustentabilidade e economia criativa. O manifesto será publicado oficialmente nas próximas semanas, consolidando os compromissos assumidos durante o evento.

Sustentável e inclusivo
Com o compromisso de ser um evento carbono neutro, o Summittour utilizou o “Carbonômetro” para medir e compensar as emissões de carbono dos participantes. Além disso, promoveu um espaço inclusivo e dinâmico, conectando os setores público, privado e startups em prol de um turismo mais sustentável e inovador.

“O Summittour 5.0 provou que o futuro do turismo brasileiro está nas mãos de quem aposta em inovação e sustentabilidade. Os debates e experiências vivenciadas aqui certamente abrirão novos caminhos para o setor”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Recordes
O número de turistas internacionais que têm procurado os atrativos turísticos do Brasil continua em alta e há boas chances de quebra de recordes em 2024. Até outubro, mais de 5,4 milhões de visitantes do exterior visitaram o país, o que representa um aumento de 13,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Só em outubro, mais de 508 mil estrangeiros chegaram ao Brasil, resultado 24% maior do que o mesmo mês do ano passado e maior marca da história para o mês, superando o então melhor mês de outubro, em 2015, quando cerca de 491 mil visitantes estrangeiros visitaram o país. O recorde histórico anual é de 6,6 milhões de visitantes, em 2018.

Além disso, nos primeiros dez meses do ano, o Brasil registrou a entrada de US$ 6,005 bilhões com gasto de turistas estrangeiros. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, o valor acumulado no ano representa crescimento de 5,9% na comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados US$ 5,670 bilhões, e a tendência é que o país supere com o turismo internacional a marca de US$ 6,9 bilhões de 2023, recorde anual até aqui.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.