SUSTENTABILIDADE

Turismo sustentável: Embratur anuncia vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros

Selecionados nesta edição irão receber diversos benefícios institucionais e empresariais, incluindo consultoria da Agência para desenvolver estratégias ESG e participação em campanhas de marketing
Embratur Sebrae/Divulgação
Ao todo, 47 candidaturas e 201 experiências foram cadastradas no concurso

05/12/2024 – A Embratur divulgou, nesta quarta-feira (4), os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas que estão em mais avançada jornada de melhoria na agenda da sustentabilidade. O concurso, comandado pelo EmbraturLAB – laboratório de inovação da Agência –, contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo, e tem como objetivo valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.

A iniciativa contribuiu ainda para fomentar a sinergia entre os destinos turísticos e as empresas, incentivando uma maior colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a importância da ESG para o desenvolvimento do setor e do país. “Recebemos dezenas de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200 experiências, o que demonstra o grande interesse e potencial de iniciativas em todo o Brasil. Diante desse cenário, é fundamental que a Embratur adote uma abordagem centrada na sustentabilidade e nos princípios ESG como eixos estratégicos. Essa visão contribuirá para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e inclusivo, e fortalecerá o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e consolidando o país como referência em práticas sustentáveis”, disse.

ESG, que em inglês significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), refere-se ao esforço de uma empresa em adotar práticas que reduzam seus impactos ambientais, promovam uma sociedade mais justa e responsável, e garantam processos administrativos eficientes e éticos. 

Para Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur, “de forma geral, o conceito reflete-se no compromisso das organizações em integrar essas dimensões em suas operações e estratégias”. 

A coordenadora salientou ainda que “o concurso foi uma oportunidade para fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico sustentável e inspirar outras cidades e empresas a adotarem práticas ESG, alinhando-se com as crescentes demandas de responsabilidade socioambiental no setor”. 

As cidades turísticas brasileiras foram avaliadas em categorias como Ambiental (E): Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos naturais. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.

Premiação
Os vencedores desta edição receberão uma série de benefícios institucionais e empresariais, incluindo consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG, participação em campanhas de marketing e a criação de um Comitê ESG. 

Além disso, terão destaque na promoção internacional do Brasil, como parte da jornada de marketing da Embratur, e terão seus projetos documentados em vídeos, ampliando a visibilidade e credibilidade de suas ações.

Resultados
Marina Barki explicou que, nesta edição, foram selecionados quatro participantes devido a um empate técnico entre duas instituições. Esse tipo de situação ocorre quando as avaliações ou critérios de seleção resultam em pontuações iguais entre os concorrentes, obrigando a comissão a adotar uma decisão para manter a integridade e a justiça do processo seletivo. 

Nesse caso, a escolha de incluir quatro selecionados reflete a tentativa de assegurar que a competência e o mérito de todas as instituições empatadas sejam reconhecidos, sem que nenhuma delas seja prejudicada. Esse tipo de ajuste demonstra flexibilidade e transparência no processo de seleção.

Antes de chegar aos quatro projetos vencedores, o EmbraturLAB escolheu 10 experiências para um Pitch Day, realizado de maneira virtual, no dia 26 de novembro. Essa pré-seleção foi feita entre as 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas.

Confira a lista de vencedores:

  • 1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.
  • 2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.
  • 3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
  • 3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS).